Leia também:
X WhatsApp é o principal meio de informação no Brasil

Nasa apresenta veículo que vai explorar Marte em 2020

O Mars 2020 é um Rover que terá a missão de coletar amostras de solo

Camille Dornelles - 28/12/2019 15h42

Mars 2020 vai explorar a superfície de Marte Foto: EFE/NASA/JPL-Caltech

A Nasa apresentou o projeto Mars 2020, veículo que será colocado na superfície de Marte no próximo ano. O carro explorador foi apresentado nesta sexta-feira (27).

De forma quadrangular, com 3 metros de comprimento e 2,7 metros de largura, o rover chegará ao solo marciano em fevereiro de 2021, especificamente na cratera Jezero, onde começará a coletar minerais e amostras de solo que fornecem respostas sobre as condições do planeta há milhões de anos.

Durante uma apresentação feita no Laboratório de Propulsão a Jato, na Califórnia, Estados Unidos, os técnicos da agência espacial americana revelaram que o Rover passou por um test drive este mês.

– O teste provou sem dúvida que o Rover pode operar com seu próprio peso e demonstrou pela primeira vez muitas das funções de navegação autônoma – disse Rich Rieber, engenheiro responsável pelos sistemas de mobilidade de veículos.

O teste representou “um marco importante”, pois o veículo autônomo foi projetado para “tomar mais decisões de direção por conta própria do que qualquer explorador anterior”, acrescentou ele.

O Mars 2020 pesa 1.050 kg, uma massa que não será tão grande, já que a gravidade em Marte é de 0,375 que a da Terra. Ou seja, uma pessoa pesando 45 kg na Terra pesaria apenas 17 kg no chamado “Planeta Vermelho”.

As amostras de rochas e solo coletadas pelo explorador serão armazenadas em tubos que serão depositados na superfície marciana para futuras missões a serem coletadas e trazidas para a Terra.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Eduardo apoia vaquinha de jovem que quer ser astronauta
2 Eclipse solar com 'anel de fogo' é visto em vários países
3 Buraco na camada de ozônio é o menor desde 1982

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.