Leia também:
X Airbus apresenta novo modelo de avião com estilo Star Wars

Morre criador dos comandos “copiar”, “recortar” e “colar”

Larry Tesler trabalhou na Xerox, Apple, Amazon e Yahoo

Rafael Ramos - 20/02/2020 12h50

Larry Tesler faleceu aos 74 anos Foto: Reprodução

Quem está habituado aos computadores já usou bastante os comandos de copiar, cortar e colar acionados, respectivamente, pela junção das teclas CTRL+C, CTRL+X e CTRL+V. Responsável pela criação, o cientista da computação Larry Tesler, de 74 anos, morreu na última segunda-feira (17), mas as causas não foram divulgadas.

Nascido em 1945, Tessler estudou ciências da computação na Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA). Na década de 70, ele e um colega desenvolveram um processador de texto chamado Gypsy na época que trabalhou na Xerox PARC. Esse foi o primeiro programa a usar os comandos que viriam a facilitar a edição de textos.

Da Xerox, ele foi para a Apple nos anos 80 onde os atalhos das teclas foram usados nos computadores Lisa e Macintosh. A ideia foi inspirada na antiga prática de editores de livros, jornais e manuscritos que cortavam partes de textos de papel e colavam em uma nova página.

A prática acabou com a popularização das fotocopiadoras, mas o termo “cortar e colar” batizou a função semelhante desempenhada pelos programas de computador. Tessler ainda trabalhou na Amazon e no Yahoo.

Leia também1 Veja! Paciente toca violino durante cirurgia no cérebro
2 Empresa vende umidade do ar da Amazônia por R$ 323
3 Bebê nasce com cara de 'brava' e foto viraliza na internet

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.