Leia também:
X Retirada do sinal analógico no Rio é adiada para novembro

Menino de 11 anos ensina sobre segurança cibernética

Reuben Paul afirma que é preciso usar a Internet das Coisas com responsabilidade

Jade Nunes - 25/10/2017 08h50 | atualizado em 25/10/2017 13h49

Reuben Paul durante palestra Foto: Reprodução

Reuben Paul é um menino de 11 anos que mora no Texas (EUA), frequenta a sexta série e pratica ginástica e kung fu. Nada muito fora do normal, não fosse o fato dele também ser um especialista em segurança cibernética.

Na Conferência Internacional One 2017, que aconteceu em Haia, na Holanda, o garoto surpreendeu a plateia ao demonstrar como um brinquedo conectado à internet pode roubar informações confidenciais.

Reuben usou um ursinho de pelúcia que se conecta à internet via Wi-Fi e possui um microfone embutido. Em seguida, ele conectou uma pequena placa de computador a seu computador MacBook, que, por sua vez, se conectou ao urso. Depois, escaneou a sala em busca de dispositivos bluetooth dentro daquele alcance e conseguiu acessar todos.

O objetivo era alertar as pessoas de como elas devem ser responsáveis ao usar a Internet das Coisas, termo que se refere ao conceito de conectar objetos do dia a dia à internet ou uns aos outros.

– Ela (a Internet das Coisas) é a próxima geração de tecnologia, e todos teremos de abraçá-la. Mas as pessoas devem ser cautelosas sobre brinquedos e sistemas conectados, e não aceitar de forma imprudente qualquer dispositivo sem determinar se é seguro – afirmou o menino durante a palestra.

Reuben também disse que não é aconselhável usar redes públicas de Wi-Fi. Ele aponta três dicas de segurança cibernética:

  • Não revelar = Não revele informação pessoal online.
  • Não clicar = Não clique em nenhum link em emails sem antes verificar se são válidos.
  • Não confiar = Cada pessoa online é uma desconhecida cibernética. Não confie em ninguém, pois você poderá ser vítima de phishing (fraude na internet) ou de outro tipo de ataque.

O garoto, que começou a estudar sobre o tema com o pai, também falou, durante a apresentação, como enxerga o próprio futuro:

– Quero criar aplicativos e videogames, e ser espião cibernético durante a noite, ajudando a proteger as pessoas e o nosso país contra ameaças cibernéticas.

LEIA TAMBÉM
+ Retirada do sinal analógico no Rio é adiada para novembro
+ Senado aprova urgência para projeto de apps de transporte

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.