Leia também:
X Governo muda idade mínima do Instagram para 16 anos

Maior vazamento já registrado expõe 16 bilhões de senhas

Informações foram levantadas por pesquisadores do site independente Cybernews

Paulo Moura - 20/06/2025 13h51 | atualizado em 20/06/2025 14h36

Maior vazamento de senhas pode ter exposto bilhões de dados Foto: Freepik

Pesquisadores do site independente Cybernews, especializado em segurança digital, identificaram aquele que pode ser considerado o maior vazamento de logins já registrado. De acordo com a investigação, cerca de 16 bilhões de credenciais digitais foram expostas de forma indevida na internet.

O material, segundo os especialistas, não é apenas uma coleção de vazamentos antigos já conhecidos. Grande parte das informações parece ser recente e inédita, o que aumenta a preocupação com possíveis usos criminosos. O material foi encontrado distribuídos em 30 bancos de dados diferentes, cada um contendo desde dezenas de milhões até mais de 3,5 bilhões de registros individuais.

Os pesquisadores, no entanto, alertam que pode haver sobreposição entre os conjuntos, o que impede uma contagem exata de quantas pessoas ou contas foram atingidas. Os responsáveis pelo levantamento também afirmam que os registros provavelmente não são fruto de um único ataque, mas sim resultado de ações de diferentes “ladrões”.

Entre os arquivos analisados, um dos maiores chama atenção por estar possivelmente vinculado a usuários de língua portuguesa, com mais de 3,6 bilhões de registros. Outro, com 455 milhões de entradas, tem relação com a Rússia, segundo os pesquisadores. De acordo com o Cybernews, as credenciais vazadas incluem mídias sociais, plataformas corporativas, VPNs e até portais de desenvolvedores.

O aspecto mais preocupante, segundo os pesquisadores, é justamente o fato de que os dados são atuais. Embora os arquivos tenham ficado disponíveis online por um período curto, os especialistas acreditam que houve tempo suficiente para que hackers e cibercriminosos acessassem o conteúdo.

Leia também1 Cristina Kirchner chorou em ligação após condenação, diz Lula
2 Colômbia: Ataque com explosivos deixa duas pessoas mortas
3 Na Itália, Carla Zambelli divulga "dossiê técnico de defesa"
4 Familiares, amigos e fãs vão ao velório do ator Francisco Cuoco
5 Leda Maria, última irmã de Collor de Mello morre aos 83 anos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.