CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Bolsonaro diz que não decidiu sobre subsídios para igrejas

Inauguração de estação do Brasil na Antártida é adiada

Mau tempo fez com que Marinha mudasse dia da cerimônia

Camille Dornelles - 14/01/2020 12h59

Base brasileira na Antártida Foto: TV Brasil/Maurício de Almeida

A nova estação brasileira na Antártida tinha inauguração prevista para esta terça-feira (14), mas o mau tempo no Chile fez com que a Marinha do Brasil adiasse a cerimônia em um dia. Ela foi remarcada para esta quarta-feira.

Autoridades estavam com voo marcado da cidade de Punta Arenas, na Patagônia, para a Estação Antártica Comandante Ferraz. Mas as condições meteorológicas impediram a decolagem. Com isso, o mais seguro foi mudar o dia da inauguração.

O vice-presidente Hamilton Mourão está no local para a solenidade. A estação é um novo espaço conseguido pelo governo brasileiro para atividades de pesquisa.

A estação anterior havia sido criada em 1984, mas em 2012 sofreu um incêndio de grande proporções. No ocorrido, dois militares morreram e 70% das instalações foram destruídas. O governo então decidiu investir cerca de 100 milhões de dólares (R$ 411 milhões) na obra, e a unidade recebeu os equipamentos mais avançados do mundo. O local vai abrigar estudos nas áreas de biologia, oceanografia, glaciologia, meteorologia e antropologia.

Leia também1 Mourão viaja para a Antártida para inaugurar base brasileira
2 Força Aérea do Chile descarta sobreviventes em acidente
3 Corpos de vítimas de avião desaparecido são encontrados

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo