Leia também:
X WhatsApp permitirá “chamar a atenção”, como no MSN

Igrejas usam tecnologia para gerenciar seu funcionamento

Redes sociais e plataformas virtuais se tornaram aliadas na organização do trabalho dos ministérios

Rafael Ramos - 14/05/2019 13h08 | atualizado em 16/05/2019 10h23

Kronos é uma das plataformas que auxilia o gerenciamento do trabalho das igrejas Foto: Reprodução

Há muito tempo que a tecnologia deixou de ser vista como algo até mesmo maligno pelas igrejas e se tornou aliada na propagação do Evangelho e facilitadora de várias atividades. Se antes era preciso um armário para guardar várias fichas com dados dos membros, hoje essas mesmas informações estão todas reunidas na “nuvem” e ficam a um clique dos secretários e pastores.

É o caso do Ministério Flordelis, em São Gonçalo (RJ), presidido pelo pastor Anderson do Carmo e a missionária Flordelis. Há três anos, a igreja adotou o Kronos, um sistema eclesiástico que auxilia a parte burocrática da igreja permitindo que os dados de todos os membros e movimentações financeiras sejam inseridas.

– Nós temos cerca de 4 mil membros e através do Kronos pudemos melhorar a organização das fichas ministeriais e da membresia. Temos todas as informações em poucos cliques, dispensando assim o uso de fichas e arquivos com imenso volume – afirma a secretária do Ministério Flordelis, Luana Rangel, ao Pleno.News.

Carlos Knust, que atua na coordenação e implementação da plataforma Kronos, explica que o sistema visa auxiliar várias demandas por parte do setor administrativo da igreja.

– Estando no Kronos, a igreja pode ter todo os seus membros cadastrados dentro do programa, com fotos, dados e a ficha cadastral completa. Pode, por exemplo, fazer uma ação social e ver quantos de seus membros cadastrados são professores, dentistas, médicos ou pintores a fim de potencializar esta atividade. Tudo potencializa o trabalho da igreja, minimizando a burocracia – explica.

Church facilita a coordenação do funcionamento dos trabalhos Foto: Reprodução

Quem também adotou um sistema administrativo no lugar das antigas fichas é a Igreja Batista em Itacuruçá, na cidade do Rio de Janeiro, com quase 2 mil membros. Presidida pelo pastor Israel Belo de Azevedo, a igreja adotou, em 2016, o CellChurch 14, que fornece informações em tempo real para a membresia da igreja sobre eventos e ainda permite fazer pedidos de oração.

– A igreja já tinha um sistema básico, porém o mesmo perdeu a relevância por não ter a plataforma online e por ter perdido o suporte pelo desenvolvedor. Portanto, surgiu o Church com ferramentas mais completas – explica Cláudio Garcia, responsável pelo setor financeiro e de TI da igreja.

Mas não é só o sistema administrativo da igreja que tem se reinventado, graças à tecnologia. A parte de comunicação também tem aderido a essas novidades. Um exemplo são os famosos slides passados durante o culto ou nos momentos de louvor. Se antes isso era feito com retroprojetor ou apresentações de PowerPoint, hoje existem programas que podem viabilizar muito mais essa parte.

Igreja Batista da Orla de Niterói adotou o Adore Slides para melhorar a comunicação nos cultos Foto: Reprodução

Foi o que fez a Igreja Batista da Orla de Niterói (RJ), presidida pelo pastor Neuber Lourenço. Há quatro anos, a igreja adquiriu o Adore Slides, que cria apresentações em um projetor multimídia de maneira fácil, organizada e moderna. Dessa forma, o programa centraliza anúncios, mensagem e música dos louvores em um único lugar.

– O Adore Slides facilita a utilização por diversas pessoas, permitindo o treinamento da equipe de maneira fácil e rápida. Mas é importante ter uma estrutura mínima, como um bom projetor multimídia e, de preferência, com uma rede de acesso à internet com uma qualidade adequada. O objetivo é promover condições adequadas para que a comunicação se faça de maneira mais completa e eficiente, oferecendo instrumentos que ajudem a congregação a entender melhor o que está sendo comunicado através do pastor da igreja e dos participantes do louvor – resumiu Glauco Cardoso, responsável pelo ministério de multimídia da Igreja Batista da Orla de Niterói.

As redes sociais se tornaram uma grande ferramenta nas mãos da igreja Foto: Reprodução

Outra ferramenta cada vez mais abraçada pelas igreja são as redes sociais. Facebook e Instagram se tornaram uma extensão do que acontece nos templos, seja com anúncios ou transmissões ao vivo de cultos.

Autora do livro Mídias Sociais na Igreja e responsável pela comunicação da Igreja Batista da Lagoinha, a jornalista Elis Amâncio acredita que a forma como a igreja se relaciona com tais ferramentas melhorou bastante. Mas avalia que ainda falta um pouco de sabedoria para entendê-las como meios mais eficazes de se propagar o Evangelho.

– Minha sugestão para quem quer ter uma comunicação mais eficaz em seus textos, seja publicando em um blog ou em frases curtas nas redes sociais, é ler a Bíblia em diferentes versões. Estude com cuidado o trecho que pretende apresentar. Não precisamos postar todos os dias, mas tenha em mente sobre quais tipos de assunto pretende falar. Não fique inventando moda todo dia, entrando em brincadeiras que, muitas vezes, nem edificam. Temos uma baita ferramenta nas mãos, poderosa, mas, que precisa ser guiada sob a direção do Espírito Santo – orienta Elis.

Leia também1 Você sabe se comportar nas redes sociais e no WhatsApp?
2 WhatsApp pede que usuários atualizem o aplicativo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.