Leia também:
X Presidente do Twitter tem sua própria conta hackeada

Google tem multa milionária por violação de privacidade

YouTube violou direitos de menores de idade

Camille Dornelles - 04/09/2019 15h45 | atualizado em 04/09/2019 16h21

Infrações no YouTube geram multa milionária Foto: EFE/Archivo

A Google pagará uma multa recorde de 170 milhões de dólares pelas acusações da Comissão Federal de Comércio (FTC, sigla em inglês) e da procuradora-geral de Nova Iorque. A empresa obteve grandes benefícios no YouTube ao compilar ilegalmente informações pessoais de menores de idade sem o consentimento dos pais.

O acordo, anunciado nesta quarta-feira (4) pela Promotoria, exige que o Google e YouTube paguem 136 milhões de dólares à FTC e 34 milhões de dólares ao estado de Nova Iorque por violar a Lei de Proteção de Privacidade Online Infantil.

Esta multa de 136 milhões de dólares é a maior imposta pela FTC desde que a lei foi sancionada pelo Congresso dos Estados Unidos, em 1998.

– O YouTube promoveu sua popularidade entre crianças a clientes corporativos em potencial – disse o presidente da FTC, Joe Simons.

A lei americana exige que os sites direcionados as crianças divulguem práticas de dados e obtenham o consentimento dos pais para coletar informações sobre os menores de 13 anos.

A administração alega que o YouTube coletou informações pessoais de “espectadores de canais direcionados a crianças” sem o consentimento dos pais usando cookies, que rastreiam o comportamento do usuário na Internet.

– Estas empresas põem em risco as crianças e abusam de seu poder, por isso estamos impondo reformas importantes às suas práticas e fazendo-as pagar um das maiores multas por um assunto de privacidade na história dos Estados Unidos”, acrescentou O YouTube revelou hoje que está tomando medidas: “Desde os seus primeiros dias, o YouTube foi um site para pessoas maiores de 13 anos, mas com um aumento no conteúdo da família e dos dispositivos compartilhados, a probabilidade de as crianças veem sem supervisão aumentou – disse a procuradora-geral de Nova Iorque, Letitia James.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Apple é processada por ouvir conversas de seus clientes
2 Decisão do Senado transforma 'stalking' em crime
3 Escritor ofendido por votar em Bolsonaro será indenizado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.