Leia também:
X Facebook começa a testar botão “descurtir” no Brasil

Google não usará inteligência artificial para criar armas

Empresa se comprometeu a usar esta tecnologia apenas de maneira "socialmente benéfica"

Jade Nunes - 08/06/2018 08h33

Empresa deu declaração sobre o caso nesta quinta-feira Foto: Wikimedia

O Google informou, nesta quinta-feira (7), que não usará inteligência artificial para criar armas ou métodos de monitoramento que violem os direitos humanos, mas continuará colaborando com governos em projetos militares.

A empresa respondeu assim à divulgação de uma carta, assinada por mais de 4 mil de seus funcionários, que denuncia o possível uso de inteligência artificial da empresa em um programa governamental americano, conhecido como Project Maven, para melhorar a precisão de ataques com drones.

O protesto levou alguns funcionários, inclusive, a pedir demissão, segundo veículos de imprensa especializados.

Em resposta, o Google garantiu no início do mês que não renovará o contrato assinado com o Pentágono, que expirará no ano que vem, e hoje divulgou no blog da empresa uma série de regras para o uso apropriado da inteligência artificial.

Entre as regras, segundo Sundar Pichai, CEO da companhia, está prevista a obrigação de que a inteligência artificial seja “socialmente benéfica”.

Além disso, o executivo enfatizou que a empresa não tem o objetivo de que a inteligência artificial seja utilizada em “armas e outras tecnologias cujo principal objetivo ou implementação seja causar ou diretamente facilitar ferimentos em pessoas”.

Pichai ressaltou também que não permitirá que a tecnologia “compile ou utilize informações de maneira que viole normas internacionais aceitas sobre direitos humanos”.

Além disso, o CEO do Google assegurou que a companhia continuará colaborando com governos em projetos militares dentro de áreas como cibersegurança, treinamento e recrutamento.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Facebook começa a testar botão "descurtir" no Brasil
2 Facebook e Google respondem a processo nos Estados Unidos
3 Facebook perde usuários para outras redes sociais

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.