Leia também:
X SimSimi desaparece das lojas de aplicativos para celular

Golpe: Montadoras alertam contra falsas vendas de carros

Bandidos fingem ser funcionários de grandes marcas e promovem ofertas fictícias

Ana Luiza Menezes - 24/04/2018 13h31 | atualizado em 24/04/2018 14h13

Montadoras alertam que apenas concessionárias autorizadas podem negociar vendas Foto: Reprodução

Montadoras de carro no Brasil alertam sobre o perigo de falsos anúncios de veículos zero quilômetro com preços abaixo do valor de mercado.

Fingindo que são funcionários das fabricantes, bandidos anunciam carros em classificados da Internet e em jornais. Alguns alegam que ganharam os automóveis como uma espécie de indenização. Outros dizem que têm direito a desconto e, por isso, estão vendendo. Os interessados na compra são orientados a depositar o valor cobrado em uma conta bancária e, depois, descobrem que não vão receber nada.

O esquema tem variações. Em certos casos, o golpista primeiro pede o depósito de uma parcela do valor do veículo para garantir uma suposta reserva.

Durante a negociação, os golpistas também usam a logomarca das empresas e enviam falsos registros da compra por e-mail, informando o número de um serviço fictício de atendimento ao consumidor.

Para tentar impedir golpes, as marcas estão disponibilizando esclarecimentos em seus sites oficiais. A Chevrolet informa que não envia e-mails com links de promoções. A Fiat alerta contra sites falsos que usam seu nome para enganar pessoas.

É importante que o consumidor saiba que as empresas não vendem veículos por meio de funcionários. Todo o processo de negociação, venda e entrega é feito pela rede de concessionárias autorizadas. Os clientes também são aconselhados a irem pessoalmente à loja antes de fechar a compra. Excesso de facilidades e vantagens deve ser motivo de desconfiança.

Leia também1 Brasil é o país que tem mais políticos com foro privilegiado
2 Justin Trudeau descarta ato terrorista em atropelamento

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.