Leia também:
X Novo vazamento de dados expõe 100 milhões de celulares

Facebook irá restringir alcance de conteúdo político no Brasil

Experimento também será feito no Canadá, nos EUA e na Indonésia

Pleno.News - 10/02/2021 21h09 | atualizado em 11/02/2021 10h36

Ícones do Facebook e do Google em tela de celular
Facebook pretende reduzir alcance de conteúdo político no Brasil Foto: Reprodução

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (9) que começará a experimentar reduzir a exposição de conteúdos políticos no feed de notícias dos usuários da rede social. O teste irá contemplar uma pequena porcentagem de usuários do Brasil, da Indonésia e do Canadá já nesta semana, informou a companhia, que também irá aplicar o experimento ao público americano nas próximas semanas. Conteúdos de contas governamentais, agências de saúde e outros órgãos oficiais regionais serão isentos do teste.

A rede social afirma que um “ponto comum” levantado pelos usuários é que eles não querem que temas políticos tomem conta do feed de notícias. Por isso, a medida tem como objetivo entender as preferências das pessoas e experimentar diferentes soluções alternativas, com a aplicação de um questionário à base de pessoas impactadas.

O Facebook frisa que a medida não irá excluir totalmente o conteúdo político da plataforma, que corresponde, em média, a 6% do que é exibido.

– Nosso objetivo é preservar a habilidade das pessoas de procurarem e interagirem com conteúdo político no Facebook, enquanto respeitamos o apetite de cada um pelo que fica no topo do feed de notícias – escreveu Aastha Gupta, diretor de produto da companhia.

Ao longo de 2020, a rede social de Mark Zuckerberg sofreu pressão da sociedade por permitir que campanhas de desinformação e de notícias falsas tomassem conta do feed de notícias. A empresa respondeu banindo anúncios políticos às vésperas das eleições americana, que aconteceram em novembro.

*Estadão

Leia também1 Twitter afirma que baniu Donald Trump para sempre da rede
2 Novo vazamento de dados expõe 100 milhões de celulares
3 Parlamentares criticam decisão de mudar o Comitê de Imprensa
4 Juiz rejeita denúncia contra Sara Winter por "ameaçar" Moraes
5 Advogado ativa filtro de gato sem querer em audiência virtual

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.