Leia também:
X 64,7% dos brasileiros têm acesso à internet, diz IBGE

Facebook e UNICEF lançam ferramenta para adolescentes

Objetivo é alertar sobre o risco de vazamento de fotos íntimas

Gabriel Gontijo - 21/02/2018 15h28 | atualizado em 21/02/2018 15h29

Ferramenta é voltada para adolescentes com mais de 13 anos Foto: Reprodução/Anatel

O Facebook e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a empresa de comportamento Sherpas, lançaram, nesta segunda-feira (19) uma ferramenta virtual que mistura ficção e realidade para alertar adolescentes sobre os riscos do compartilhamento de imagens íntimas na internet.

Através de uma plataforma de interatividade, chamada Caretas, jovens a partir de 13 anos conversam no Messenger do Facebook com Fabi. Uma personagem fictícia, adolescente, e muito ativa nas redes sociais. Fabi está se recuperando do fim de um relacionamento, quando descobre que seu ex-namorado vazou um vídeo íntimo dos dois.

A representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer, explicou que o Caretas é uma ferramenta digital que permite a conversa individual com cada adolescente, na linguagem que ele costuma usar.

– Toda a vivência dele na ferramenta tem o objetivo de criar empatia com a nossa personagem e informá-lo sobre os riscos do ambiente online.

A gerente de Programas de Segurança do Facebook para América Latina, Daniele Kleiner, destacou que a segurança das pessoas é prioridade da plataforma e que a empresa tem criado ferramentas para lidar com violações da privacidade dos usuários.

– Acreditamos que o Caretas é uma iniciativa incrível, justamente por unir tecnologia a um componente educativo e interativo para falar com adolescentes sobre segurança online de uma forma que faça sentido para eles.

Os primeiros resultados do Caretas mostraram que cerca de 7,4 mil adolescentes testaram a plataforma entre junho e novembro de 2017, com 1,6 milhão de mensagens trocadas entre eles e Fabi.

No mundo, um em cada três internautas tem menos de 18 anos e, de acordo com o levantamento da agência da ONU, as crianças têm começado a acessar a internet cada vez mais novas.

Leia também1 64,7% dos brasileiros têm acesso à internet, diz IBGE
2 Apple lança versão do iOS que acaba com bug do WhatsApp
3 Promoção de O Boticário é o novo golpe no WhatsApp

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.