Leia também:
X WhatsApp desiste de restringir quem não aceitar novas regras

Europa abre investigação do Facebook por uso de dados

Comissão analisará se empresa violou regras de concorrência

Pleno.News - 04/06/2021 16h13 | atualizado em 04/06/2021 16h56

Não há prazo legal para a conclusão da apuração Foto: Divulgação

A Comissão Europeia abriu uma investigação antitruste relacionada ao Facebook nesta sexta-feira (4) para avaliar se a empresa americana violou as regras de concorrência da União Europeia (UE) ao usar dados de publicidade de anunciantes, a fim de competir com eles em mercados como os anúncios classificados.

A Comissão explicou em um comunicado que a investigação formal também examinará se o Facebook vincula seu serviço de anúncios classificados online Facebook Marketplace à sua rede social, em violação às regras de concorrência da UE.

– Quase três bilhões de pessoas usam o Facebook mensalmente e quase sete milhões de empresas anunciam no Facebook no total – destacou a vice-presidente executiva e chefe de Concorrência da Comissão Europeia, Margrethe Vestager.

Vestager acrescentou que o gigante da tecnologia “coleta grandes quantidades de dados de atividades do usuário em sua rede social e além [dela], permitindo-lhe atingir grupos específicos de clientes”.

– Vamos verificar se esses dados dão ao Facebook uma vantagem competitiva indevida, especialmente no setor de classificados online – ressaltou a comissária dinamarquesa.

Vestager lembrou que neste setor o Facebook concorre com empresas das quais também coleta dados.

– Na economia digital de hoje, os dados não devem ser usados de forma a distorcer a concorrência – frisou.

Por sua vez, um porta-voz da rede social disse em um comunicado: “Estamos sempre desenvolvendo novos e melhores serviços para atender às novas demandas das pessoas que usam o Facebook”.

Nesse sentido, afirmou que os sites de compras (Marketplace) e encontros (Dating) “oferecem mais opções às pessoas”, acrescentando que “ambos os produtos operam em um ambiente altamente competitivo com muitos grandes operadores”.

– Continuaremos cooperando plenamente com as investigações para mostrar que são infundadas – completou o porta-voz.

A Comissão Europeia indicou que conduzirá sua investigação em uma base “prioritária” e recordou que, em todo o caso, a abertura do processo “não prejudica seu resultado”.

De sua parte, o Reino Unido também iniciou sua própria investigação sobre o uso de dados do Facebook hoje, e a Comissão espera trabalhar “em estreita colaboração” com as autoridades britânicas no curso das investigações independentes.

A Comissão destacou também que não há prazo legal para a conclusão de uma investigação antitruste e que sua duração depende de fatores como a complexidade do caso, o grau de cooperação das empresas em questão e o exercício do direito de defesa.

*EFE

Leia também1 WhatsApp desiste de restringir quem não aceitar novas regras
2 Facebook suspende punições de posts sobre a origem da Covid-19
3 Câmara aprova MP que reduz tributo sobre Netflix e Amazon
4 EUA: Procuradores pedem que Instagram desista de versão infantil
5 Fim de uma era! Microsoft diz que encerrará Internet Explorer

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.