Leia também:
X Gmail e YouTube ficam fora do ar após instabilidade do Google

Descubra como evitar o golpe do falso código QR

Criminosos estão se aproveitando da tecnologia para obter pagamentos indevidos e informações pessoais dos usuários

Pierre Borges - 29/12/2020 16h07

QR Code sendo escaneado por homem com celular
Golpes consistem na substituição dos QR Codes de estabelecimentos oficiais por códigos fraudulentos

Embora muito práticos, os Códigos QR (ou QR Codes) exigem uma atenção extra por parte dos usuários. Atualmente, criminosos se aproveitam da tecnologia para obtenção de pagamentos indevidos e de informações pessoais das vítimas.

– O QR Code é basicamente um link digital que vai abrir uma aplicação sua e através desse código, ele pode pedir acesso ao seu dispositivo e utilizar isso como uma brecha para acessar o sistema de alguma forma. Ou seja, os criminosos enviam um link [ou QR Code] que parece ser outra coisa e quando o usuário clica [ou escaneia], acaba dando acesso ao hacker sobre aquela aplicação ou até mesmo sobre o sistema inteiro do celular – explica Carlos Alberto Junior, gestor de Tecnologia da Informação.

Muitos estabelecimentos, como restaurantes, cinemas e shoppings têm inserido os QR Codes nas suas rotinas de atendimento. Algumas pessoas têm até utilizado o código de forma individual, inserindo-o em seus cartões de visita.

Ao invés de ser redirecionado à página correta, o aparelho do cliente é redirecionado para um endereço eletrônico com vírus que infectam o celular

Basta aproximar a câmera do celular do código e aguardar o redirecionamento para o endereço que irá realizar pagamentos, exibir o cardápio de um restaurante, a programação de um teatro, ou qualquer outra coisa que o desenvolvedor do código queira mostrar aos seus clientes.

Os golpes consistem na substituição dos QR Codes dos estabelecimentos por códigos fraudulentos. Assim, oa invés de ser redirecionado à página correta, o aparelho do cliente é redirecionado para um endereço eletrônico com vírus que infectam o celular e podem obter informações pessoais do usuário.

– A melhor forma de evitar golpes através de QR Code é sempre checar a origem do código, do anúncio ou da página. No caso do QR Code você só consegue visualizar o endereço depois que você abre, mas você tem como verificar de onde ele veio. Origens suspeitas, de pessoas que você não conheça ou páginas pouco conhecidas na internet, podem conter códigos maliciosos – alerta o especialista.

Ao escanear o código, a pessoa deve ficar atenta ao endereço eletrônico ao qual está sendo direcionada, o famoso “www. alguma coisa”. Caso encontre erros de digitação, não veja o nome da empresa no endereço ou se o mesmo estiver encurtado, há grandes chances do código ser um golpe. Se o código exibir algum tipo de formulário, nunca se deve fornecer senhas ou dados pessoais sensíveis.

Carlos Junior ainda alerta para a possibilidade de criminosos falsificarem páginas confiáveis e reforça a importância de ler o endereço que está sendo aberto.

– Isso acontece muito. Pessoas pegam o código fonte de uma página e fazem outra igualzinha, mas o endereço, na realidade, é outro. Por isso é muito bom prestar atenção no endereço que está sendo exibido no navegador. É a melhor forma de se evitar golpes desse tipo – finalizou.

Leia também1 CPF pode se tornar o único número oficial em documentos
2 Depósitos do auxílio emergencial terminam nesta terça-feira
3 Procon-RJ lista os 25 golpes mais comuns na internet
4 Fuja do golpe do boleto falso com estas 6 dicas de especialistas
5 "Vale-gás natalino": Prefeitura do Rio afirma ser fake news

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.