Leia também:
X Conheça os 8 tipos mais comuns de golpes pelo WhatsApp

Com estreia na quarta, Brasília será a 1ª cidade do país com 5G

Após a implantação da rede na capital federal, próxima da lista deve ser Belo Horizonte

Pleno.News - 04/07/2022 14h42 | atualizado em 04/07/2022 14h50

Brasília será a primeira cidade a ter rede 5G Foto: MCom/Cléverson Oliveira

A internet móvel de quinta geração (5G) será liberada em Brasília na quarta-feira (6), tornando a cidade a primeira do país a receber a nova tecnologia de comunicação. A próxima da lista deve ser Belo Horizonte. As informações foram compartilhadas nesta segunda-feira (4) pelo conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Moisés Moreira.

– A equipe técnica deu o ok, e Brasília será ligada dia 6. Brasília será a primeira capital do Brasil a ter o 5G efetivamente ativado – declarou Moreira, em apresentação durante o evento TeletimeTec, realizado na capital paulista.

Moreira convocou para hoje, às 17h, uma reunião extraordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi). Na ocasião, a liberação do sinal de 5G será formalizada, algo que Moreira dá como praticamente certo.

O Gaispi está trabalhando para garantir a limpeza da faixa contra interferências, o que consiste na migração do sinal de TV por antenas parabólicas da atual frequência, na banda C, para uma nova frequência, na banda KU. Na prática, equipes de campo estão instalando filtros nos equipamentos para fazer esse “desvio” no sinal.

A instalação dos filtros foi concluída em Brasília na última sexta-feira (1°), segundo Moreira. A cidade saiu na frente porque havia por lá menos antenas a serem adaptadas em comparação com as demais capitais, explicou o conselheiro.

Por isso, Brasília está sendo considerada um projeto-piloto para ativação do 5G. A partir da experiência no local, podem surgir novas exigências técnicas a serem implantadas nas próximas capitais. Moreira disse que Belo Horizonte tende a ser a próxima capital onde a nova geração de internet será ativada, seguida por Porto Alegre e São Paulo, mas ainda sem uma data prevista.

*AE

Leia também1 Jair Renan esclarece falas sobre a educação de seus pais
2 Daniella Marques promete rigor em investigações sobre assédio
3 Acidente entre van e caminhão deixa sete pessoas mortas no RS
4 Presidente de Portugal encontra-se com Michel Temer em SP
5 Janaina "reprova" decisão de Bolsonaro sobre Marcelo Rebelo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.