Leia também:
X Xiaomi passa a Apple e vira a 2ª maior fabricante de celulares

Cofundador da Wikipedia critica o site por ter viés de esquerda

Larry Sanger afirmou que ponto de vista conservador é praticamente inexistente nos artigos da plataforma

Paulo Moura - 20/07/2021 13h47 | atualizado em 21/07/2021 10h45

Larry Sanger criticou viés de esquerda adotado pela Wikipedia Foto: Reprodução

Larry Sanger, cofundador do site Wikipedia junto com Jimmy Wales, em 2001, declarou que a plataforma que ele ajudou a criar se transformou em uma página de uma narrativa claramente tendenciosa, com uma perspectiva de esquerda na composição de seus artigos. A declaração foi dada em uma entrevista concedida por Sanger ao site UnHerd.

Sanger diz que os conteúdos exibidos no site apresentam uma tendência claramente adaptada a pontos de vista que o Partido Democrata dos Estados Unidos defende. Como exemplo, Larry citou o artigo sobre o atual presidente americano, Joe Biden, que, segundo ele, não aborda quase nenhuma contradição sobre a vida do líder, ao contrário do artigo sobre o ex-presidente Donald Trump.

– Se você olhar o artigo de Biden, vão existir poucos fatos lá de coisas que preocupam os republicanos sobre ele. Se você quiser um ponto de vista minimamente republicano sobre Biden, você não vai conseguir no artigo. Existe um parágrafo [de algo negativo], e o artigo é longo. Deveria existir ao menos um parágrafo sobre o escândalo da Ucrânia [envolvendo o filho de Biden] – disse Sanger.

Larry Sanger criticou viés de esquerda adotado pela Wikipedia Foto: Reprodução

Outro exemplo de conteúdo tendencioso citado por Larry Sanger são os artigos relacionados ao cristianismo. De acordo com o cocriador do site, a perspectiva narrada no site é apenas de correntes teóricas liberais, que se aproximam mais do ponto de vista acadêmico tradicional e afastam-se, por exemplo, do que a visão bíblica diz a respeito do que é a crença.

– Você pode dizer: “Ok, esse é ponto de vista acadêmico”. E é, para alguns acadêmicos. Mas, é claro, existem muitos acadêmicos conservadores quando você entra no assunto religião. A questão aqui é que [o artigo] não deveria ser uma descrição do ponto de vista acadêmico, mas um debate dos vários pontos de vista significantes – destacou.

O cofundador da Wikipedia também foi questionado a respeito da abordagem do site sobre a pandemia de Covid-19. No último ano, diversas redes sociais passaram a promover uma forte censura contra publicações que fogem do que é defendido por entidades globais como a Organização Mundial de Saúde (OMS). Sanger destaca que isso não foi diferente na Wikipedia, que segundo ele tem apenas ecoado as opiniões das entidades.

– Se você olhar os artigos que a Wikipedia tem, você verá que eles estão simplesmente dando voz ao que dizem entidades como o Conselho Econômico Mundial, o Fórum Econômico Mundial e a OMS – afirmou.

Por fim, Sanger completou dizendo que é a política da Wikipedia não ser a fonte primária de informações, mas obter informações de outras fontes que embasariam seus artigos. Entretanto, de acordo com ele, as tais fontes são definidas de forma que apenas aquelas que reproduzem conteúdos de centro-esquerda sejam escolhidas e veículos mais conservadores como a Fox sejam preteridos.

– Não é todo jornalismo [que é escolhido]. O Daily Mail, por exemplo, está fora. Você não pode citar o Daily Mail. Você não pode citar a Fox News em polêmicas relacionadas a assuntos sociopolíticos. Eles estão simplesmente banidos neste momento. Isso significa que, se uma controvérsia não aparecer na mídia tradicional de centro-esquerda, ela não aparecerá na Wikipedia – finalizou.

Leia também1 Canadá reabre para brasileiros vacinados, mas exclui Coronavac
2 Presidente Bolsonaro diz achar que reformas sairão este ano
3 Cade renova inquérito que apura possível monopólio da Globo
4 "O povo não engole 3ª via; está entre mim e o ex-presidiário"
5 Bolsonaro apresentará "fraude de 2014" na próxima semana

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.