Leia também:
X Aplicativo encontra ofertas e promoções mais baratas

Cinco previsões de Bill Gates que viraram realidade

Em livro, o empresário fez previsões sobre tecnologia que se concretizaram

Jade Nunes - 11/07/2017 10h37 | atualizado em 11/07/2017 18h07

Bill Gates/Foto: Reprodução/Fotos Públicas

Bill Gates não é um gênio apenas por ter criado a Microsoft. O americano é um visionário e fez previsões sobre tecnologia que se cumpriram ao longo dos anos. No livro “Business @ the Speed of Thought” (“Negócios na velocidade do pensamento”, em tradução livre), Gates orienta as empresas a como usar a tecnologia a seu favor e cita avanços que a internet tornou realidade anos depois da publicação da obra. Confira a lista que a BBC Brasil disponibilizou:

1) TV´s inteligentes e serviço de streaming 
“Quando quiser assistir à TV, você poderá olhar o guia de programação na tela ou usar outro software para ver o que está sendo transmitido. Você compartilhará suas preferências com a emissora, que, por sua vez, monitorará seus padrões de visualização, oferecendo-lhe vários programas entre os milhares disponíveis na TV digital”, escreveu Gates.
“Com o tempo, o principal resultado da TV digital será proporcionar interatividade, software inteligente, publicidade dirigida, ofertas de vendas e a internet. As empresas vão oferecer conteúdos novos que podem ser baixados mediante o pagamento de uma taxa.”
Atualmente, as chamadas TVs inteligentes podem se conectar à internet e transmitir conteúdos de serviços de streaming como Netflix, HBO Now, Filmstruck, entre outros.

2) Redes sociais
“Enquanto o jantar estiver sendo preparado, você entra em um site restrito à sua família e vê que todos estão em uma sala de bate-papo para discutir o que fazer quando se encontrarem”, disse Gates.
“O site conecta os colegas de trabalho, amigos e famílias de novas formas. Formam-se comunidades baseadas nos interesses compartilhados em todo o mundo.”
Atualmente, as redes sociais e o serviços de mensagens instantâneas, como o Messenger e o WhatsApp, permitem organizar eventos com amigos e familiares, criar grupos privados e formar comunidades cada vez maiores de pessoas, em todo o mundo.

3) Ofertas ou publicidade inteligente
No livro, Bill Gates descreve o cenário em que um “programa de software sabe que você reservou uma viagem e sugere várias coisas para fazer no seu destino”. “O programa também o informa sobre a tarifa aérea mais recente e a mais baixa para viajar. Você reserva a oferta e as tarifas mais baixas digitalmente”, continua.
Na prática, vemos hoje em nossas redes sociais publicidade personalizada, que se baseia na nossa idade, nos idiomas que falamos, nos assuntos que nos interessam, nos sites que visitamos ou nos conteúdos que compartilhamos.

4) Recrutamento digital
Sobre o mundo do trabalho, Gates escreveu que “a tecnologia na web torna possível que (…) as pessoas que buscam trabalho encontrem mais oportunidades de emprego que satisfaçam seus interesses e necessidades particulares, se têm habilidades altamente especializadas, por exemplo, ou se só querem trabalhar por algumas horas”.
Atualmente, redes sociais como a LinkedIn permitem a empregadores publicar vagas e às pessoas que buscam trabalho divulgar seus currículos, conectar-se com colegas e empresas, além de buscar ofertas que atendam a seus interesses.

5) Internet das coisas e dispositivos móveis
Gates também afirma em seu livro que “você carregará um ou mais dispositivos pequenos para permanecer constantemente em contato e para fazer transações eletrônicas de onde estiver”.
Gates previu mais. Segundo ele, os dispositivos “serão conectados por meio de cabos ou mediante tecnologias que não utilizem cabos”.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.