Leia também:
X Google tem multa milionária por violação de privacidade

China fará teste de táxi sem motorista em ruas de Xangai

Apesar de autônomos, carros vão contar com auxílio de motoristas

Paulo Moura - 05/09/2019 09h49 | atualizado em 05/09/2019 09h50

China vai iniciar teste de táxi sem motorista em Xangai Foto: Reprodução/New China TV

A cidade de Xangai, na China, autorizou na semana passada a operação de um serviço de carros sob demanda sem motorista. Apelidado de robô-táxi, o serviço será oferecido pela empresa Didi Chuxing e terá 30 modelos diferentes de automóveis. Os veículos rodarão no distrito de Jiading, área de 1,5 milhão de pessoas no subúrbio de Xangai.

Os carros terão nível 4 de autonomia, em uma escala que vai até 5. Nele, o veículo é capaz de guiar a si mesmo de maneira completa, mas o motorista pode assumir o controle se quiser. No padrão 5, não há pedais nem volante. O anúncio foi feito na sexta (30). O serviço deve começar a operar nos próximos meses, e terá viagens gratuitas. Em alguns casos, haverá um motorista a bordo, para monitorar a direção.

A empresa espera levar seus robô-táxis a Pequim e a Shenzen até o ano que vem, e para outros países em 2021, segundo Zhang Bo, chefe de tecnologia da Didi, citado pela agência Reuters. A companhia, que é dona da empresa brasileira 99, fez uma parceria com a Toyota para trabalhar na criação de novos serviços de mobilidade e no desenvolvimento de carros autônomos.

Várias empresas de tecnologia e montadoras trabalham para lançar serviços com carros autônomos. Em dezembro, a Waymo, ligada ao Google, começou a levar passageiros em robô-táxis em algumas áreas de quatro zonas metropolitanas dos EUA. No entanto, em julho, a GM adiou o lançamento de robô-táxis em San Francisco, que havia sido anunciado para este ano.

*Folhapress

Leia também1 Google tem multa milionária por violação de privacidade
2 Presidente do Twitter tem sua própria conta hackeada
3 Bateria de celular explode e queima rosto e braço de jovem

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.