Leia também:
X Após anúncio de corte, Google começa a demitir no Brasil

Chefe do YouTube deixa o cargo após 9 anos e anuncia novo CEO

Susan foi uma das primeiras funcionárias do Google

Priscilla Brito - 16/02/2023 17h55 | atualizado em 16/02/2023 17h56

Presidente-executiva do YouTube deixa cargo
Ex-presidente do YouTube, Susan Wojcicki Foto: Reprodução/YouTube 60 Minutes

Nesta quinta-feira (16), a presidente-executiva do YouTube, Susan Wojcicki, renunciou ao cargo. A informação foi divulgada aos funcionários da plataforma esta manhã. Susan afirmou que está focada na família, saúde e projetos pessoais pelos quais garantiu estar “apaixonada”.

Wojcicki foi uma das primeiras funcionárias do Google e chegou a ocupar o cargo de vice-presidente sênior de produtos de anúncios do Google.

Na empresa, Susan trabalhou com “marketing, criou a pesquisa de imagens do Google, liderou a primeira pesquisa de vídeos e livros do Google, bem como as primeiras partes da criação do AdSense”. A profissional também atuou “nas aquisições do YouTube e da DoubleClick” e trabalhou como vice-presidente sênior de anúncios. Nos últimos nove anos, ocupou o cargo de CEO do YouTube.

A ex-presidente da plataforma relembrou que sempre foi um sonho trabalhar em uma empresa com a missão de mudar o mundo para melhor. Wojcicki agradeceu Sundar Pichai, atual CEO do Google, Larry Page e Sergey Brin, cofundadores do Google.

Em nota, Susan elogiou o trabalho do novo presidente-executivo, Neal Mohan, que até então atuava como diretor de produtos do YouTube.

– Ele tem um senso maravilhoso para nosso produto, nosso negócio, nossas comunidades de criadores e usuários e nossos funcionários. Neal será um ótimo líder para o YouTube. Com tudo o que estamos fazendo em shorts, streaming e assinaturas, junto com as promessas da IA, as oportunidades mais empolgantes do YouTube estão por vir, e Neal é a pessoa certa para nos liderar – afirmou.

NOTA DE SUSAN NA ÍNTEGRA
Olá YouTubers,

Vinte e cinco anos atrás, tomei a decisão de me juntar a dois alunos de pós-graduação de Stanford que estavam construindo um novo mecanismo de busca. Seus nomes eram Larry e Sergey. Vi o potencial do que eles estavam construindo, o que foi incrivelmente empolgante e, embora a empresa tivesse poucos usuários e nenhuma receita, decidi me juntar à equipe.

Seria uma das melhores decisões da minha vida.

Ao longo dos anos, usei muitos chapéus e fiz muitas coisas: gerenciei o marketing, cocriei a Pesquisa de imagens do Google, liderei a primeira pesquisa de vídeos e livros do Google, bem como as primeiras partes da criação do AdSense, trabalhei nas aquisições do YouTube e da DoubleClick , atuou como vice-presidente sênior de anúncios e, nos últimos nove anos, como CEO do YouTube. Aceitei cada desafio que surgiu porque tinha uma missão que beneficiava a vida de tantas pessoas ao redor do mundo: encontrar informações, contar histórias e apoiar criadores, artistas e pequenas empresas. Estou muito orgulhoso de tudo o que conquistamos. Tem sido emocionante, significativo e que tudo consome.

Hoje, depois de quase 25 anos aqui, decidi deixar meu cargo de chefe do YouTube e começar um novo capítulo focado na minha família, saúde e projetos pessoais pelos quais sou apaixonada.

É a hora certa para mim e me sinto capaz de fazer isso, porque temos uma equipe de liderança incrível no YouTube. Quando entrei no YouTube há nove anos, uma das minhas primeiras prioridades era trazer uma equipe de liderança incrível. Neal Mohan foi um desses líderes e será vice-presidente sênior e novo chefe do YouTube. Passei quase 15 anos da minha carreira trabalhando com Neal, primeiro quando ele veio para o Google com a aquisição da DoubleClick em 2007 e conforme sua função cresceu para se tornar vice-presidente sênior de anúncios gráficos e em vídeo. Ele se tornou diretor de produtos do YouTube em 2015. Desde então, montou uma equipe de produtos e UX de alto nível, desempenhou papéis fundamentais no lançamento de alguns de nossos maiores produtos, incluindo YouTube TV, YouTube Music e Premium e Shorts, e liderou nossa equipe de Confiança e Segurança, garantir que o YouTube cumpra sua responsabilidade como plataforma global. Ele tem um senso maravilhoso para nosso produto, nosso negócio, nossas comunidades de criadores e usuários e nossos funcionários. Neal será um ótimo líder para o YouTube.

Com tudo o que estamos fazendo em shorts, streaming e assinaturas, junto com as promessas da IA, as oportunidades mais empolgantes do YouTube estão por vir, e Neal é a pessoa certa para nos liderar.

Para todos os YouTubers com quem tive o privilégio de trabalhar, vocês fizeram muito para tornar esta plataforma melhor ao longo dos anos. Você criou a maior economia criativa que o mundo já viu, possibilitou formas totalmente novas de arte e narrativa e apoiou milhões de criadores e artistas para alcançar novos públicos – tudo isso enquanto investia em crescimento responsável para que essa brilhante comunidade de criadores, artistas, espectadores , e os anunciantes poderiam não apenas coexistir, mas prosperar juntos. Obrigada!

Quanto a mim, em curto prazo, pretendo apoiar Neal e ajudar na transição, que incluirá continuar trabalhando com algumas equipes do YouTube, treinando membros da equipe e reunindo-se com criadores de conteúdo. A longo prazo, concordei com Sundar em assumir uma função de consultoria no Google e na Alphabet. Isso me permitirá recorrer às minhas diferentes experiências ao longo dos anos para oferecer aconselhamento e orientação no Google e no portfólio das empresas Alphabet. É um momento incrivelmente importante para o Google – isso me lembra os primeiros dias – inovação incrível de produtos e tecnologia, grandes oportunidades e um desrespeito saudável pelo impossível.

Além disso, ainda estarei por perto, então terei a chance de agradecer às milhares de pessoas de toda a empresa e do mundo com quem trabalhei e aprendi. Mas, por enquanto, quero agradecer a Sundar por sua liderança, apoio e visão ao longo dos anos. Também quero agradecer a Larry e Sergey por me convidarem para o que realmente foi a aventura de uma vida. Sempre sonhei em trabalhar para uma empresa com a missão de mudar o mundo para melhor. Graças a você e sua visão, tive a chance de viver esse sonho. Foi um privilégio absoluto fazer parte disso e estou animada com o que vem a seguir.

Obrigada por tudo,

Susana.

Leia também1 Musk muda algoritmo do Twitter para usuários verem seus posts
2 CEO do TikTok leva luta contra veto ao Congresso dos EUA
3 Nova série da HBO Max tem Velma lésbica e com pele escura
4 Espanha passa a aceitar licença por menstruação dolorosa
5 Japão e EUA iniciam manobras militares conjuntas em ilhas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.