TIM lança app “politicamente correto” contra termos racistas
Palavras como "denegrir", "mercado negro" ou "cor do pecado" serão notificadas pelo aplicativo
Pleno.News - 25/11/2020 14h59 | atualizado em 25/11/2020 15h07

A operadora TIM desenvolveu um aplicativo que teria a capacidade de reconhecer e explicar 225 palavras e expressões que, segundo os desenvolvedores, teriam cunho preconceituoso ou carregariam uma história racista em suas origens. Termos como “denegrir”, “mercado negro” ou “cor do pecado” estão incluídos entre os advertidos pela nova plataforma.
A ferramenta, lançada na última sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o Teclado Consciente, alerta quando os termos “proibidos” são digitados em tablets e smartphones. O sistema, segunda a operadora, tenta evitar que palavras ligadas a termos racistas ou pejorativos sejam replicados em mensagens e redes sociais.
– A gente usa termos que nem sabemos que têm cunho preconceituoso. A nossa intenção é usar a tecnologia para ajudar no combate ao racismo – diz Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM.

Como exemplo de palavras que serão “proibidas” pelo app, Ana Paula cita o “criado-mudo”, termo usado para designar a mesa de cabeceira, tipo de móvel colocado ao lado da cama, mas que faz referência a uma das tarefas realizadas pelos escravos.
Ao todo foram listadas 225 palavras e expressões com cunho racista, em estudo realizado por uma consultoria que já atua com a operadora na questão da diversidade. Funcionários também participaram da pesquisa pelos termos.
O Teclado Consciente estará disponível na Google Play, para aparelhos Android, e App Store, para dispositivos Apple, e poderá ser instalado por qualquer pessoa, independente da operadora.
Leia também1 Clubes e famosos lamentam a morte de Diego Maradona
2 Black Friday: Redes de cinema também aderem ao evento
3 SBT dedica minifilme sobre esperança às famílias brasileiras
4 Aos 60 anos, morre ex-jogador argentino Diego Maradona
5 Fuja do golpe do boleto falso com estas 6 dicas de especialistas