Leia também:
X Shimon, o robô que sabe compor canções

Estudo revela o perigo do celular no trânsito

Utilizar os aparelhos no trânsito aumenta o risco de acidentes

Gabriela Doria - 06/07/2017 14h56 | atualizado em 06/07/2017 15h07

Uma pesquisa do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) apontou que, em média, o condutor fica quase três segundos sem olhar para a estrada quando está utilizando o celular. O estudo sobre Distrações ao Volante tem como objetivo alertar sobre os riscos deste hábito. Ele foi realizado em parceria com o Grupo Mafre.

Para calcular a média de tempo, a pesquisa levou em conta atividades como mandar mensagens, acessar redes sociais e até mesmo destravar o aparelho. No total, os participantes do levantamento ficaram 2,96 segundos com os olhos no smartphone.

Acidentes por causa do uso de celular ao voltante preocupam autoridades

De acordo com Alessandro Rubio, coordenador técnico do Cesvi, o estudo também apontou que os voluntários chegaram a ficar até 4,5 segundos sem olhar pra frente. As simulações do trajeto duraram de 10 a 20 minutos. Apesar de curto, esse tempo de distração é o suficiente para causar graves acidentes.

O especialista identificou que as pessoas costumam ficar entre 0,3 e 4,5 segundos cada vez que mexe no celular. Significa que elas podem percorrer até 125 metros sem olhar para pista, se considerado o tempo máximo de 4,5 segundos numa velocidade de 100 quilômetros por hora.

Leis de trânsito

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina uma multa de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira, para quem for pego ao celular enquanto dirige. O condutor também pode ser autuado por dirigir sem uma das mãos ao volante e ter de pegar multa de R$ 130,16, além de cinco pontos na habilitação.

 

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.