Estudo revela o perigo do celular no trânsito
Utilizar os aparelhos no trânsito aumenta o risco de acidentes
Gabriela Doria - 06/07/2017 14h56 | atualizado em 06/07/2017 15h07
Uma pesquisa do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) apontou que, em média, o condutor fica quase três segundos sem olhar para a estrada quando está utilizando o celular. O estudo sobre Distrações ao Volante tem como objetivo alertar sobre os riscos deste hábito. Ele foi realizado em parceria com o Grupo Mafre.
Para calcular a média de tempo, a pesquisa levou em conta atividades como mandar mensagens, acessar redes sociais e até mesmo destravar o aparelho. No total, os participantes do levantamento ficaram 2,96 segundos com os olhos no smartphone.

De acordo com Alessandro Rubio, coordenador técnico do Cesvi, o estudo também apontou que os voluntários chegaram a ficar até 4,5 segundos sem olhar pra frente. As simulações do trajeto duraram de 10 a 20 minutos. Apesar de curto, esse tempo de distração é o suficiente para causar graves acidentes.
O especialista identificou que as pessoas costumam ficar entre 0,3 e 4,5 segundos cada vez que mexe no celular. Significa que elas podem percorrer até 125 metros sem olhar para pista, se considerado o tempo máximo de 4,5 segundos numa velocidade de 100 quilômetros por hora.
Leis de trânsito
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina uma multa de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira, para quem for pego ao celular enquanto dirige. O condutor também pode ser autuado por dirigir sem uma das mãos ao volante e ter de pegar multa de R$ 130,16, além de cinco pontos na habilitação.