Leia também:
X Após investigações, Dimas Covas pede demissão do Butantan

Especialistas dão dicas para se evitar golpes pelo celular

Evento irá conscientizar usuários de smartphones sobre a necessidade de adotar práticas de segurança

Pleno.News - 30/11/2022 20h55 | atualizado em 01/12/2022 10h56

Especialistas dão dicas para se evitar golpes pelo celular Foto: Pexels

Nos últimos anos, os smartphones se tornaram uma ferramenta fundamental na vida das pessoas. Alguns neurocientistas, como o pesquisador Edgard Morya, do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (RN), consideram que o celular já é uma extensão do nosso próprio cérebro. Dados bancários e pessoais são algumas das informações importantes guardadas por esses aparelhos, o que os tornam alvos prioritários para todo tipo de estelionatário.

Um levantamento divulgado pela empresa de tecnologia PSafe aponta que, somente no primeiro semestre de 2022, os golpes financeiros no Brasil tiveram um aumento de 50% na comparação com o mesmo período do ano passado. Por aplicativos de mensagens, SMS ou e-mail, criminosos usam diversas táticas, como clonagem de serviços de mensagens e roubo de informações por meio de algum site falso, prática conhecida como phishing.

Muitos desses golpes podem ser evitados caso os usuários sigam práticas relativamente simples de segurança. Uma recomendação dos especialistas, por exemplo, é manter sempre atualizados os aplicativos instalados no celular. As atualizações conseguem corrigir falhas de segurança que poderiam ser exploradas por golpistas, como o acesso não consentido aos dados no aparelho ou a instalação de algum software malicioso.

Outra dica é tomar cuidado com links enviados por terceiros. Os golpistas tentam induzir os usuários de smartphones ao clique que vai direcioná-los para uma página fake na internet. A vítima insere informações pessoais no site falso, e acaba entregando seus dados ao criminoso. Os especialistas recomendam desconfiar de links recebidos, mesmo que tenham sido compartilhados por algum conhecido.

É preciso estar alerta também ao uso de redes wifi públicas, já que podem redirecionar as conexões para algum site malicioso. É essencial confirmar que a rede aberta é legítima e evitar sempre realizar qualquer operação bancária quando estiver usando alguma conexão pública.

Dada a importância de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de adotar práticas de segurança, a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) realizará no dia 3 de dezembro de 2022, mais uma edição do DISI, tradicional evento de segurança digital.

Com o tema Meu Smartphone, Minha Vida, o evento antecipa as comemorações do Dia Internacional da Segurança em Informática (DISI), celebrado em 11 de fevereiro. O DISI ocorre juntamente com a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF), e também será transmitida pelo YouTube do MCTI.

Com apresentação de Yuri Alexandro, especialista em Segurança da Informação e Privacidade da RNP, a palestra trará três especialistas discutindo o tema.

– Todo mundo tem um dispositivo móvel inserido na vida cotidiana. E, às vezes, a gente acaba nem percebendo e deixa de tomar certos cuidados. Os atacantes e fraudadores procuram explorar as brechas que as pessoas deixam. A perspectiva da conversa é trazer a atenção para os cuidados que a gente deve ter no uso da tecnologia – ressaltou Yuri Alexandro.

Os palestrantes são profissionais conceituados no mercado: Céu Serikawa Balzano, Awareness Team Leader do Nubank; Gustavo Marques, especialista em Segurança da Informação do EBANX; e Eva Pereira, diretora de Cultura em Cibersegurança, Gente & Responsabilidade Social da IBLISS Digital Security. Eles serão os responsáveis por orientar o público sobre a melhor maneira de proteger os smartphones.

– Não adianta ter um celular com tanto acesso, com tanto recurso e não saber protegê-lo. Você fica vulnerável. Se você perde o controle dos próprios dados, automaticamente você acaba perdendo o controle de um pedaço da sua vida – alertou Balzano.

E completou:

– Ouço muita gente falando que não tem nada a esconder, nada a perder. Os nossos dados podem ser mais valiosos do que o dinheiro que temos no banco. O criminoso que roubou seu celular pode entrar em contato com seus amigos e familiares e pedir dinheiro se passando por você. Sua imagem, sua reputação e suas informações vão ficar comprometidas.

Leia também1 Elon Musk afirma que Twitter "interferiu" nas eleições dos EUA
2 Twitter cancela política contra desinformação sobre Covid-19
3 Lula pede libertação de Julian Assange, criador do WikiLeaks
4 Ministro Alexandre de Moraes tem dados vazados no WhatsApp
5 Musk diz que vai restabelecer contas suspensas no Twitter

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.