Leia também:
X Tecnologia que traduz voz pode ajudar turismo no Japão

Brasileiro cria aplicativo grátis para portadores de ELA

Software é gratuito e permite que pessoas com a doença se comuniquem

Camille Dornelles - 19/11/2018 11h12 | atualizado em 19/11/2018 11h13

José Afonso Braga, portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), criador do We Can Speak Foto: Agência Brasil/José Cruz

O mineiro José Afonso Braga, portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), anunciou a criação de um aplicativo gratuito para que pessoas com a doença degenerativa possam se comunicar. O aplicativo We Can Speak (Nós Podemos Falar) é prático e intuitivo.

Braga tem 47 anos e é formado em Tecnologia da Informação. Há cinco anos ele foi diagnosticado com a doença, perdeu todos os movimentos do corpo e a voz.

– Apesar disso tudo, estou muito bem, tenho uma equipe muito qualificada cuidando de mim, além de todo o apoio da família e de amigos. Perder a voz tem sido um dos maiores desafios nesta minha jornada com a ELA. A comunicação é a base da socialização, e perder essa capacidade de socializar é, talvez, a maior dor causada pela doença. Tão logo surgiram os primeiros sintomas, comecei uma busca desesperada por meios alternativos de comunicação – afirmou Braga.

Ele se comunica através de um equipamento chamado Tobii PcEye, que controla o teclado através do movimento dos olhos. Através da extensão, escreveu sobre o aplicativo em seu Facebook. O desenvolvedor afirmou que a ideia surgiu quando percebeu que todos os recursos para se comunicar eram em inglês ou muito caros.

– (O aplicativo) é simples de usar e com recursos poderosos para tornar a comunicação prática e eficiente, este aplicativo é muito útil para qualquer pessoa com algum distúrbio de fala – explicou.

Perder a voz tem sido um dos maiores desafios nesta minha jornada com a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). A…

Publicado por José Afonso Braga em Domingo, 4 de novembro de 2018

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.