Leia também:
X Empresas de software espião recusam debate do STF

Brasil será pioneiro em “modo ladrão” de celulares Android

País será o primeiro do mundo a receber o recurso que será lançado no sistema operacional do Google

Paulo Moura - 11/06/2024 15h48 | atualizado em 11/06/2024 16h37

Smartphone com o sistema Android Foto: Pixabay

O Google oficializou, nesta terça-feira (11), o lançamento do chamado “modo ladrão” no sistema operacional Android. O mecanismo foi desenvolvido para combater roubos de celulares e bloqueia a tela dos aparelhos ao identificar que alguém o arrancou da mão de outra pessoa de forma abrupta.

O Brasil será o primeiro país do mundo a receber o recurso, que entrará em fase de teste para alguns usuários a partir do próximo mês. Para que o “modo ladrão” possa ser ativado, o celular deve estar utilizando o Android 10 ou uma versão superior.

De acordo com a gigante tecnológica, o próprio celular identificará a ação de roubo a partir de inteligência artificial e do acelerômetro, sensor que mede vibração e aceleração. Com isso, após ser puxado da mão de alguém, o aparelho bloqueará a tela e somente poderá ser liberado com senha.

Segundo o Google, a tecnologia conseguirá identificar fugas a pé, de bicicleta, de moto e carro. Após o eventual crime, a mensagem “Possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados” será exibida na tela do telefone.

O Google ainda disse que pretende facilitar o acesso ao aparelho caso ele seja roubado, furtado ou perdido. Em uma página dedicada, o usuário poderá digitar o número do seu celular para fazer o bloqueio da tela instantaneamente a partir de outro dispositivo, como um notebook.

No entanto, para evitar que robôs desativem a tela em massa de vários smartphones e até para evitar brincadeiras entre amigos, o usuário precisará “concluir um rápido desafio de segurança” antes de fazer o bloqueio.

– A medida visa dar mais tempo para que o usuário recupere os detalhes da sua conta e acesse opções mais robustas no Encontre Meu Dispositivo – como a localização do aparelho ou a exclusão de todo seu conteúdo – completou o Google.

Leia também1 Android cria "modo ladrão", que bloqueia celular puxado da mão
2 Lula quer falar com papa sobre a taxação de super-ricos
3 Filho de Joe Biden é condenado em acusação sobre arma e drogas
4 Ativistas veganos vandalizam quadro oficial do rei Charles III
5 Saidinhas: Fachin envia ação diretamente ao Plenário do STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.