Leia também:
X Golpe do desconto em Uber já atingiu mais de 40 mil

Carros conectados viram realidade e chegam para ficar

Google, Apple, Uber e diversas montadoras estão desenvolvendo modelos

Jade Nunes - 22/06/2017 11h12 | atualizado em 24/06/2017 15h18

Para quem pensa que a função dos veículos é apenas transportar pessoas, saiba que esse conceito já está ficando ultrapassado. Google, Apple, Uber e diversas montadoras estão desenvolvendo carros conectados. Os sistemas prometem fazer uma revolução ao oferecer conforto, segurança e, claro, comunicação aos motoristas.

Os sistemas do veículo são divididos em duas categorias. O infotainment (informação e entretenimento) e os sistemas de segurança e direção assistida. O infotainment já é usado atualmente. É o substituto do velho rádio. Mas ouvir música não é a única possibilidade. Conectado à internet, ele oferece informações e serviços.

Atualmente, existem 16 aplicativos disponíveis para o mercado brasileiro, que vão desde o spotify, para ouvir música, a softwares que ajudam na localização de estacionamentos próximos ou que permitem pedir uma pizza no caminho para casa.

Além do conforto, a tecnologia ajuda na segurança. Veículos top de linha já oferecem sistemas de direção assistida, que avisam o motorista sobre riscos de colisão e até mesmo assumem a direção em determinadas situações, como rodovias. Mas o preço é alto para a maioria da população. Pensando nisso, sistemas de baixo custo estão sendo desenvolvidos para serem instalados em automóveis convencionais.

 

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.