Após 16 anos de existência, site Yahoo Respostas será desativado
Notícias falsas e teorias da conspiração derrubaram a credibilidade da plataforma ao longo dos últimos anos
Paulo Moura - 07/04/2021 10h06 | atualizado em 07/04/2021 10h21

Conhecida por marcar época hospedando as perguntas mais bizarras da internet, a plataforma Yahoo Respostas será desativada no próximo dia 4 de maio, após 16 anos de existência, de acordo com um comunicado publicado no topo da página na segunda-feira (5).
A partir do dia 20 de abril, o site estará disponível apenas no modo leitura, sem permitir o cadastramento de novas perguntas e respostas. Já no dia 4 de maio, o site não estará mais acessível e, ao tentar abri-lo, o usuário será redirecionado para a página inicial do Yahoo. Aos usuários, ainda ficará disponível a opção de baixar os dados até o dia 30 de junho por meio deste link.
– Não haverá alterações em outras propriedades, serviços ou em sua conta do Yahoo – informou o comunicado.
O Yahoo Respostas foi criado em 2005 e reuniu milhões de perguntas de internautas na busca de resolver problemas envolvendo os mais diversos temas, que variavam desde informática, relacionamentos, dúvidas escolares e até mesmo questões filosóficas.
Apesar do sucesso na primeira década dos anos 2000, o serviço perdeu relevância nos últimos tempos. A conclusão foi comunicada por meio de um e-mail de despedida, enviado a funcionários da empresa. Nele, foi informado que o site tinha “ficado menos popular ao longo dos anos”.
Outro ponto que contribuiu para o ostracismo da plataforma foi a falta de credibilidade do site, motivada especialmente pela quantidade de informações falsas e teorias conspiratórias que se tornaram frequentes na rede de perguntas e respostas.Leia também1 OMS diz que África aplicou só 11 milhões de vacinas contra Covid
2 Supremo julga hoje a liberação de cultos e missas na pandemia
3 Tereza Cristina afirma que meio ambiente não pode ser barreira
4 Forbes: Lista de bilionários tem 11 estreantes do Brasil. Confira!
5 Criminosos fortemente armados atacam bancos no interior de SP