Leia também:
X WhatsApp permite responder em particular nos grupos

Alerta! Desafio dos 10 anos é na verdade uma armadilha?

Especialista em tecnologia aponta os riscos da brincadeira que tomou conta das redes sociais

Jade Nunes - 17/01/2019 13h51 | atualizado em 17/01/2019 14h36

A brincadeira do momento na internet é postar uma comparação de uma foto atual com uma de dez anos atrás. Apesar de parecer algo inofensivo, há quem diga que o desafio#10yearschallenge não é tão inocente assim.

A especialista em tecnologia e empreendedora Kate O’Neill, por exemplo, acredita que a brincadeira é uma forma das empresas coletarem dados para treinar algoritmos de reconhecimento facial.

– Eu há dez anos: provavelmente teria entrado na brincadeira e postado minhas fotos no Facebook e Instagram. Eu hoje: penso em como todos essas dados podem ser usados para treinar algoritmos de reconhecimento facial a reconhecer o envelhecimento e sua progressão – escreveu O’Neill no Twitter.

Algumas pessoas criticaram a especialista, afirmando que tais fotos já estavam publicadas nas redes. Quem defende a tese argumenta que, ainda assim, o desafio ajudaria as empresas a terem uma base de dados mais rigorosa e organizada.

Em artigo à revista Wired, Kate explicou que estava apenas levantando uma possibilidade.

– Eu sei que esse cenário é muito plausível e um indicativo de uma tendência sobre a qual as pessoas deveriam estar cientes.

Ela ainda ressaltou que, mesmo o caso sendo verdadeiro, não é algo necessariamente ruim.

– Ainda assim, a conclusão mais importante aqui é que precisamos abordar nossas interações com a tecnologia com atenção aos dados que geramos e como eles podem ser usados em escala.

A partir de uma visão positiva, podemos considerar que a tecnologia de reconhecimento facial e progressão de idade ajudaria a encontrar crianças desaparecidas, por exemplo.

Já um possível resultado negativo seria que a capacidade de identificar o envelhecimento poderia ser usada por empresas do setor de saúde e seguros para vender serviços, aponta a profissional.

Leia também1 WhatsApp permite responder em particular nos grupos
2 Anatel bloqueou mais de 154 mil celulares piratas em 2018
3 Celulares piratas de mais 15 estados serão bloqueados

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.