Leia também:
X RJ: Hospital recebe doações de sangue nesta terça-feira

Veja quem deve tomar a vacina contra a Meningite B

Em janeiro, Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou novo imunizante

Gabriela Doria - 19/02/2019 21h05

Vacina Trumenba Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou, em janeiro deste ano, o registro de uma nova vacina contra a meningite B. Chamado de Trumenba, o imunizante é destinado para pessoas entre 10 e 25 anos e previne o contágio pelo sorotipo B da bactéria Neisseria meningitidis. A Trumenba ainda não está em circulação no Brasil.

A meningite provoca inflamações nas meninges, membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal e pode levar à morte. A inflamação é causada por infecções trazidas por bactérias, fungos e parasitas.

QUEM DEVE TOMAR
No caso da vacina Trumnba, ela deve ser aplicada em pessoas entre 10 e 25 anos. Por se tratar de um imunizante inativado, pode ser administrado com segurança. Em raros casos pode ahaver algum tipo de reação alérgica após a primeira dose.

QUANTAS DOSES SÃO NECESSÁRIAS?
A vacina Trumenba deve ser administrada em duas doses e o intervalo mínimo é de seis meses entre uma aplicação e outra.

QUANDO ESTARÁ DISPONÍVEL?
Ainda não há previsão de lançamento no Brasil. Em países da Europa e nos Estados Unidos, o medicamento já está disponível.

QUAL VACINA EQUIVALENTE JÁ ESTÁ DISPONÍVEL?
O imunizante Bexsero está em circulação desde 2015, no entanto não é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O valor de cada dose custa entre R$ 500 e R$ 700.

QUANTAS DOSES DE BEXSERO SÃO NECESSÁRIAS?
Recomenda-se que haja aplicações aos 3, 5 e 7 meses de idade, além de um reforço depois de 1 ano. Após esse período são necessárias mais duas doses, havendo um intervalo de 2 meses entre as doses. Já nos adultos, o intervalo deve ser de 1 mês.

SINTOMAS DA MENINGITE
Na meningite bacteriana, os sintomas incluem febre, dor de cabeça e rigidez do pescoço, que começam de repente. Também são relatados mal-estar, náuseas, vômito, aumento da sensibilidade à luz, e confusão mental. Em casos severos, há convulsões, delírio, tremores e até coma.
Já na meningite viral, cuja evolução é mais leve, os pacientes relatam ter, além dos sintomas acima, perda de apetite, irritabilidade, sonolência ou dificuldade para acordar e falta de energia.

Leia também1 Parentes impedem erro que enterraria bebê vivo
2 MG: Ministério da Saúde libera verba para ações assistenciais
3 Em MG, 70 funcionários de hospital contraem sarna

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.