Leia também:
X Novo tratamento para tratar leucemia chega ao Brasil

Veja os tipos de câncer mais comuns no Brasil e as causas

A doença é a segunda maior causa de mortes no país

Mayara Macedo - 08/04/2019 14h57

O câncer mata milhares de brasileiros todo ano Foto: Pexels

De acordo com dados divulgados pelo SUS em 2016, O câncer é a segunda principal causa de morte no Brasil, perdendo apenas para doenças do aparelho respiratório. Segundo uma pesquisa revelada pelo site Mega Curioso, o número de vítimas da doença subiu 30% em 15 anos. Mas, quais são os causadores dos tumores? O Pleno.News listou os 5 tipos mais comuns e seus principais sintomas e causas.

1. Câncer de Próstata
Segundo o Instituto Brasileiro do Câncer, em primeiro lugar está o câncer de próstata. As principais causas são má alimentação, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, uso de anabolizantes, obesidade e fatores genéticos. Esse tipo de tumor é mais comum entre homens com mais de 50 anos.

2. Câncer de Mama
Entre as causas mais comuns do câncer de mama estão menopausa tardia, histórico familiar, menstruação precoce, colesterol alto e sedentarismo. O principal sintoma são caroços que podem aparecer em volta dos seios.

3. Câncer Colorretal
Consumo exagerado de bebida alcoólica, de carne vermelha, de alimentos processados, tabagismo e sedentarismo são os fatores principais para o desenvolvimento desse tipo de câncer, que envolve o intestino grosso e o reto. Na maior parte dos casos a doença tem cura, se for descoberta cedo.

4. Câncer de Pulmão
O câncer de pulmão é quase sempre ligado ao tabaco, pois esse elemento é responsável por 90% dos casos diagnosticados. Os principais sintomas são tosse seca, falta de ar, dor no tórax, pneumonia e até mesmo expelir sangue ao tossir.

5. Câncer de Estômago
Esse tipo de tumor geralmente afeta pessoas com mais de 50 anos de idade. Sensação de inchaço depois de comer, náuseas, azia e indigestão são os sintomas principais. Os fatores principais para a causa de câncer de estômago são obesidade, excesso de alimentos processados e consumo exagerado de álcool.

Leia também1 Novo tratamento para tratar leucemia chega ao Brasil
2 Vacinação contra gripe inicia no dia 10 de abril no país
3 RJ: Socorristas poderão levar feridos a hospital particular

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.