Leia também:
X Brasil negocia compra de vacina contra varíola dos macacos

Varíola dos macacos é registrada em crianças nos EUA pela 1ª vez

Segundo CDC, infecção foi provavelmente transmitida por familiares e não possuem relação entre si

Thamirys Andrade - 25/07/2022 12h56 | atualizado em 25/07/2022 13h08

Varíola dos macacos [Imagem Ilustrativa] Foto: CDC
Um dia antes de a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a varíola dos macacos como emergência global de saúde, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) comunicou que duas crianças foram diagnosticadas com a enfermidade pela primeira vez no país. Segundo as autoridades de saúde dos Estados Unidos, a infecção foi provavelmente transmitida por familiares e não estão relacionadas entre si.

O CDC explicou que um dos casos foi registrado na Califórnia, enquanto o outro foi detectado em um bebê de uma família que estava em viagem por Washington, mas que não mora no país. Ambos os pacientes estão bem, recebendo tratamento com o antiviral indicado para cuidar de menores de 8 anos: o tecovirimat, também chamado de TPOXX.

A diretora do CDC, Rochelle Walensky, pontuou, em entrevista ao Washington Post, que os dois registros têm ligação com a comunidade HSH (homens que fazem sexo com homens). Embora a doença atinja predominantemente esse grupo, a varíola dos macacos também pode se espalhar para outras pessoas que têm contato próximo aos infectados.

Entre os meios de transmissão para crianças listados pela agência, estão abraçar, alimentar, segurar, compartilhar toalhas, roupas de cama, copos, entre outros itens.

– Como humanos, nossos círculos sociais significam que temos contato com muitas pessoas diferentes. E, enquanto esse surto está se espalhando predominantemente em um círculo social específico, creio que fomos alertados desde o início que poderiam surgir novos casos fora desses grupos. Precisamos estar vigilantes e nos prepararmos para responder corretamente a essa situação – alertou Jennifer McQuiston, vice-diretora da Divisão de Patógenos e Patologia de Alta Consequência do CDC.

Leia também1 OMS declara varíola dos macacos emergência global
2 Brasil negocia compra de vacina contra varíola dos macacos
3 Cesta básica na Venezuela custa quase 20 salários mínimos
4 Londres: Mulher morre em casa, e polícia acha corpo após 3 anos
5 Bannon é declarado culpado de desacato por caso do Capitólio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.