SUS oferecerá remédio que trata doença rara
Previsão é que medicamento seja ofertado em até 180 dias
Jade Nunes - 04/01/2019 14h49 | atualizado em 04/01/2019 18h01

O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a ofertar o medicamento dicloridato de sapropterina, utilizado no tratamento da fenilcetonúria, anunciou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (3).
A previsão é que o remédio seja oferecido em até 180 dias. Ele será voltado para mulheres que estejam em período pré-concepcional ou em período gestacional e que tenham feito teste com resultado positivo ao medicamento.
A fenilcetonúria é uma doença de origem genética. O portador nasce sem uma importante enzima (fenilalanina-hidroxilase), o que dificulta o trabalho do organismo na quebra adequada de moléculas de aminoácido presentes em proteínas animais e vegetais (fenilalanina-FAL).
– Para incorporar o medicamento ao SUS, foram realizadas discussões com profissionais da saúde e especialistas que compõem a Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias ao SUS (Conitec). Além disso, também foram levadas em conta as observações e sugestões da população, sendo a maioria de pacientes e familiares dos portadores da doença – afirmou o ministério em comunicado.
Leia também1 Cuidados: Como ter uma alimentação saudável em 2019
2 Conheça quais os temperos que podem substituir o sal
3 Bella Falconi fala da doença do marido e dá testemunho de fé