Leia também:
X Túlio Gadêlha, namorado de Fátima Bernardes, é internado

Surto de ebola na RDC já é o segundo maior da história

Epidemia chegou a 426 casos e 198 mortes pela doença foram confirmadas

Jade Nunes - 30/11/2018 08h29 | atualizado em 30/11/2018 08h30

República Democrática do Congo enfrenta alto índice da doença Foto: Divulgação/Médicos Sem Fronteiras

O surto de ebola que castiga o nordeste da República Democrática do Congo (RDC) já é o segundo maior da história no mundo, ao chegar a 426 casos, segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde congolês.

A epidemia, declarada no dia 1º de agosto, causou também 245 mortes (198 confirmadas em laboratório e 47 prováveis), de acordo com os dados oficiais vigentes de 28 de novembro.

Dos 426 casos, 379 foram confirmados em testes de laboratório, enquanto 47 são considerados prováveis.

O surto recente na RDC superou o registrado em Uganda entre 2000 e 2001, no qual foram contabilizados 425 casos e 224 mortes, e só está atrás da epidemia declarada em 2014 na Guiné, de onde se expandiu para Serra Leoa e Libéria.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) deu por acabada essa epidemia em janeiro de 2016, depois da confirmação de 11.300 mortes e mais de 28.500 casos, embora a agência da ONU já tenha admitido que esses números podem ser conservadores.

– O surto de ebola na RDC é agora o segundo maior historicamente. Um triste golpe, com muitas famílias perdendo entes queridos – afirmou o subdiretor-general para Preparação e Resposta de Emergências da OMS, Peter Salama, na sua conta do Twitter.

Salama assegurou que a agência da ONU e seus parceiros “continuarão apoiando, ombro a ombro, o Ministério da Saúde da RDC para fazer o que seja necessário para pôr fim ao surto”.

Esta epidemia de ebola já era a mais grave de toda a história da RDC em relação ao número de casos, ao ter superado o recorde de 318 contágios registrado em 1976 durante o primeiro surto do vírus em Yambuku, na província do Equador.

Trata-se, além disso, da primeira vez que uma epidemia de ebola tem como epicentro uma área de conflito, onde operam uma centena de grupos armados e se deslocam diariamente milhares de pessoas que poderiam ter estado em contato com o vírus, o que também limita a segurança e o trabalho no terreno das equipes sanitárias.

O vírus do ebola é transmitido através do contato direto com o sangue e os fluídos corporais contaminados e é mais virulento quanto mais avançado está o processo, até alcançar uma taxa de mortalidade de 90%.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Túlio Gadêlha, namorado de Fátima Bernardes, é internado
2 Juliana Santiago fala sobre perda de peso e transformação
3 Crianças e adolescentes estão praticando menos exercícios

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.