Leia também:
X “Não quero essa vacina, estou partindo”, diz idosa de 108 anos

Suicídios no Japão aumentam 16% na segunda onda da Covid

Autoridades do país estão preocupadas com a influência do desemprego na saúde mental

Paulo Moura - 20/01/2021 13h43 | atualizado em 01/04/2021 13h46

Preocupação com o número de suicídios é grande no Japão Foto: Maika Elan

Um estudo feito por pesquisadores do Metropolitan Institute of Gerontology, em Tóquio, e da Hong Kong University, em Hong Kong, apontou que as taxas mensais de suicídio no Japão aumentaram 16% de julho a outubro de 2020 na comparação com o mesmo período do ano anterior.

A variação que consta no estudo, publicado pela revista Nature, coincide exatamente com o período da segunda onda da pandemia no país asiático. Os pesquisadores apontaram um aumento maior nas taxas de suicídio entre mulheres (37%) e crianças e adolescentes (49%).

As descobertas do estudo contrastam fortemente com os dados de suicídio da primeira onda do vírus no Japão, de fevereiro a junho de 2020, quando o país registrou um declínio de 14% no número de suicídios em todo o país. Alguns observadores atribuíram a queda ao aumento dos subsídios do governo durante os períodos de lockdown.

O aumento de 37% nos suicídios femininos foi “cerca de cinco vezes o aumento entre os homens – uma vez que a pandemia prolongada prejudicou as indústrias em que predominam as mulheres, aumentando a carga sobre as mães que trabalham, enquanto a violência doméstica aumentou”, observaram os pesquisadores.

O ministro da Reforma Administrativa e Regulatória do Japão, Kono Taro, disse à Reuters em 14 de janeiro que o governo federal japonês “não pode matar a economia” em seus esforços para conter o mais recente ressurgimento do coronavírus no Japão, pois isso pode ter um impacto destrutivo na saúde mental coletiva do país.

– As pessoas se preocupam com a Covid-19. Mas muitas pessoas também cometeram suicídio porque perderam seus empregos, perderam sua renda e não viam esperança. Precisamos encontrar o equilíbrio entre o gerenciamento da Covid-19 e o gerenciamento da economia – declarou Kono.

No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma das instituições que dão apoio emocional e trabalham para prevenir o suicídio. Para pedir ajuda, ligue para o número 188 ou acesse o site do CVV.

Leia também1 "Voltaremos de alguma forma", diz Trump em último discurso
2 Suspeita de bomba! Suprema Corte dos EUA é evacuada
3 "Não quero essa vacina, estou partindo", diz idosa de 108 anos
4 Explosão atinge prédio em Madri e deixa ao menos três mortos
5 Ex-apresentador do Jornal Hoje negocia com o SBT

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.