SP: Casos de sarampo crescem 19,71% em uma semana
Balanço da Secretaria Estadual de Saúde foi divulgado nesta quarta-feira
Ana Luiza Menezes - 18/09/2019 21h05

O número de casos confirmados de sarampo chegou a 4.299 no estado de São Paulo. Segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (18) pela Secretaria Estadual de Saúde, houve um aumento de 19,71% em relação à semana anterior. Destes, 55,7% se concentram na capital, com 2.397 registros.
Na última semana, até 11 de setembro, o estado estava com 3.591 casos, sendo 2.179 na cidade de São Paulo. Até o momento, três pessoas morreram em decorrência da doença: um homem de 42 anos (sem histórico de imunização contra o sarampo) e dois bebês.
Outras cidades do ABC e Grande SP também apresentam alto número de casos. Santo André tem 214 registros, seguida por São Bernardo do Campo (168), Osasco (101), Mauá (89), Guarulhos (85) e Barueri (79).
A vacinação para bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias continua. Basta levar a criança ao posto de saúde mais perto de onde mora. A vacina é gratuita.
É importante lembrar que essa dose não substitui as do calendário nacional, que preconiza duas doses aos 12 meses e aos 15 meses.
– A vacinação a única forma de interromper a cadeia de transmissão do vírus. A maior parte dos acometidos pelo sarampo são crianças menores de um ano, período em que as taxas de complicação e óbito são maiores, porque o sistema imunológico da criança responde com menos intensidade ao vírus. Então, há risco de complicações infecciosas, encefalite e pneumonias – disse o presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renato Kfouri.
*Folhapress
Leia também1 SUS oferece medicamentos gratuitos para a psoríase
2 Em rio, menina contrai ameba comedora de cérebro e morre
3 Anvisa recolhe dois lotes de lenços umedecidos infectados