Leia também:
X Vacinados contra a Covid-19 no Brasil chegam a 41,9 milhões

Sem precisar de transplante de rim, homem é operado e morre

Francisco das Chagas de Oliveira Moura foi operado no lugar de outro Francisco que precisava do órgão

Paulo Moura - 24/05/2021 11h22 | atualizado em 24/05/2021 11h35

Pessoa foi transplantada por engano e acabou morrendo no RJ (Imagem Ilustrativa) Foto: Pixabay

Um erro gravíssimo no sistema de saúde do Rio de Janeiro levou à morte de Francisco das Chagas de Oliveira Moura, de 52 anos, que passou erroneamente por uma cirurgia de transplante de rim da qual não precisava. A falha aconteceu por que o homem passou pelo procedimento no lugar de uma outra pessoa com um nome similar: Francisco das Chagas de Oliveira, de 58 anos.

Apesar de o nome ser, em parte, praticamente o mesmo, os dois homens têm tipos sanguíneos, idades e dados pessoais diferentes. Mesmo assim, o Francisco que não precisava de transplante foi levado para a mesa de cirurgia e morreu após a operação. Os dois eram pacientes de hemodiálise e faziam sessões no Hospital São Francisco da Providência de Deus, no Rio, mas nunca se conheceram.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro descobriu o erro e mandou toda a apuração para o Ministério Público e para a polícia, que abriu um inquérito. A investigação aponta uma série de erros que começou ainda em setembro de 2020, quando a central de transplantes do Rio notificou o hospital sobre a doação de rim.

A assistente social Vanda Regina Braga Briggs alegou que não conseguiu contato com Francisco das Chagas de Oliveira Moura, o paciente que estava na lista de transplantes. Uma das falhas graves no procedimento residiu no fato de que Moura foi para a mesa de cirurgia mesmo sem apresentar um documento essencial para o procedimento, chamado RGTC.

Francisco Moura teve uma hemorragia e morreu no dia seguinte à cirurgia, sem que o transplante fosse feito. Segundo especialistas, a operação precisa ser feita com urgência por causa da conservação do órgão a ser transplantado.

Por conta do fato, a polícia indiciou por homicídio culposo, sem a intenção de matar, as assistentes sociais Maria da Conceição Loroza e Vanda Regina Braga Briggs, e as médicas Lívia Maria Silva Assis e Deise Rosa de Boni Monteiro Carvalho. Deise não participou do caso, mas é a responsável pelo setor.

Leia também1 Diretor-geral da PF não foi informado de ação contra Salles
2 Índia ultrapassa marca dos 300 mil mortos por coronavírus
3 Vacinados contra a Covid-19 no Brasil chegam a 41,9 milhões
4 Mourão se nega a comentar atos do presidente Jair Bolsonaro
5 Empresária é morta a pedradas dentro de funerária no DF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.