Saiba o que é erisipela, que fez Covas descobrir o câncer
Infecção na pela é caracterizada por lesões vermelhas, inflamadas e dolorosas
Rafael Ramos - 30/10/2019 10h22

Diagnosticado com câncer de estômago e metástase no fígado, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, descobriu a doença quando foi ao hospital tratar uma erisipela. A doença é uma infecção na pele caracterizada por lesões vermelhas, inflamadas e dolorosas, bolhas e áreas arroxeadas. Ela é causada por uma bactéria chamada Streptcoccus pyogenes.
A erisipela pode afetar qualquer pessoa, mas é mais frequente em obesos ou em indivíduos com mais de 50 anos. Durante a internação, os médicos descobriram uma trombose em Covas antes de chegarem ao diagnóstico do câncer.
O tratamento pode ser feito com antibióticos orais ou injeções por até 14 dias. Também é recomendado repouso absoluto, elevação do membro afetado para diminuir o inchaço, hidratar-se bem e manter as bordas da lesão sempre limpas e secas. Os médicos mandam evitar pomadas caseiras ou outras substâncias que podem piorar a lesão.
Em alguns casos, o tratamento pode ser feio em casa, mas, em situações mais graves, como lesões muito grandes ou manchas no rosto, é preciso internação hospitalar para aplicar o antibiótico diretamente na veia. O tratamento deve ser seguido à risca para evitar complicações, como o linfedema crônico, que é um inchaço crônico devido ao acúmulo anormal de fluído, ou erisipela recorrente. A doença também pode surgir como uma lesão úmida, com bolhas e um líquido transparente.
Idosos merecem atenção redobrada caso haja infecções e devem permanecer no hospital. Caso apresente lesões graves, com bolhas, áreas de necrose, sangramento ou perda da sensibilidade, a internação também se faz imprescindível.
Alguns sinais que podem indicar a gravidade da doença são queda da pressão arterial, confusão mental e agitação ou diminuição da quantidade de urina. Como os obesos estão predispostos à doença, é importante perder peso. Doenças como insuficiências cardíaca ou venosa que causam inchaço crônico dos membros devem ser tratadas.
Leia também1 Covas grava vídeo com filho e diz que vencerá câncer
2 "Vou vencer esse desafio", diz Covas após descobrir tumor
3 Possível substituto de Covas na prefeitura é evangélico