Leia também:
X Bebê de 6 meses é vacinada com frasco inteiro de vacina da Pfizer

Robô realiza primeira cirurgia laparoscópica sem ajuda humana

Resultado da operação foi ainda melhor que quando realizada por pessoas

Thamirys Andrade - 27/01/2022 13h47 | atualizado em 27/01/2022 15h31

Robô realiza primeira cirurgia laparoscópica sem ajuda humana
Smart Tissue Autonomous Robot Foto: Universidade Johns Hopkins | Axel Krieger e Jin Kang

Um robô realizou a primeira cirurgia intestinal laparoscópica sem ajuda humana, resultando em um desempenho ainda melhor que o das operações feitas por pessoas. O anúncio foi feito pela Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, nessa quarta-feira (26).

Segundo a equipe responsável pelo robô Smart Tissue Autonomous Robot, também chamado de STAR, o procedimento foi efetuado no intestino de um porco e posteriormente em mais quatro animais. A tarefa consistia em ligar as duas extremidades do órgão e é considerada uma das “mais desafiadoras na cirurgia gastrointestinal”.

– Nossas descobertas mostram que podemos automatizar uma das tarefas mais intrincadas e delicadas da cirurgia: a reconexão de duas extremidades de um intestino. O STAR realizou o procedimento em quatro animais e produziu resultados significativamente melhores do que os humanos realizando o mesmo procedimento – disse Axel Krieger, professor assistente de Engenharia Mecânica na Johns Hopkins.

De acordo com os pesquisadores, o feito é considerado delicado pois “o menor tremor da mão ou ponto mal colocado pode resultar em um vazamento que pode ter complicações catastróficas para o paciente”. STAR, no entanto, se destacou ao demonstrar habilidade em momentos que exigiam alto nível de movimentos repetitivos junto com precisão.

– Essa cirurgia representa um passo significativo em direção à cirurgia totalmente automatizada em humanos – acrescentou Axel.

Em 2016, um outro robô realizou uma cirurgia gastrointestinal em um porco, no entanto, ele precisou de orientação e também que a incisão fosse feita por um médico humano.

– O que torna o STAR especial é que é o primeiro sistema robótico a planejar, adaptar e executar um plano cirúrgico em tecidos moles com o mínimo de intervenção humana – explicou o pesquisador Hamed Saeidi.

Leia também1 Médicos transplantam coração de porco para um humano
2 Pfizer inicia no Brasil testes de comprimido contra Covid
3 Assistente virtual da Amazon propõe desafio mortal à criança
4 MPF prepara cerco ao Telegram e sinaliza que pode bloquear app
5 Elon Musk critica Metaverso e exalta implante de chips no cérebro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.