Leia também:
X Vítima do massacre em escola sonhava em ser artista

Rio de Janeiro confirma caso de meningite meningocócica

Tipo registrado é considerado uma das formas mais graves da doença

Rafael Ramos - 15/03/2019 10h30 | atualizado em 15/03/2019 11h00

Caso de meningite meningocócica foi confirmado em colégio particular no Rio de Janeiro Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) confirmou o primeiro caso de meningite meningocócica, nesta quarta-feira (13). A doença foi diagnosticada em uma estudante da 3ª série da turma preparatória para o vestibular de Medicina do turno da manhã, do Colégio PENSI, unidade Tijuca II (Barão de Mesquita). O estado de saúde é estável.

A estudante está afastada desde o dia 06 de março e o caso vem sendo acompanhado de perto pela Superintendência de Vigilância em Saúde. Nesta sexta-feira (15), está prevista uma ação com profissionais de saúde do Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão.

Alunos e professores que trabalharam no dia 1º de março serão medicados e terão as cadernetas de vacinação avaliadas. Também será feita uma palestra sobre a doença na unidade, visto que a meningite meningocócica possui uma rápida evolução, alta letalidade e potencial de surtos e epidemias.

A doença, que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos, se caracteriza por um processo inflamatório das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningocócica é uma das formas mais graves e preocupantes da doença. Só em 2018, foram registradas 1.072 ocorrências de doença meningocócica no Brasil e 218 mortes.

Os principais sintomas da doença são febre alta, dor de cabeça, rigidez do pescoço ou da nuca, mal estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz) e confusão mental. À medida que o quadro se desenvolve, a pessoa pode sentir delírios e tremores e entrar em coma.

Leia também1 Itália lança lei que afasta da escola crianças não vacinadas
2 Aos 7 anos, neto de Lula morre devido a uma meningite
3 Britânico se torna a segunda pessoa curada de Aids

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.