Leia também:
X Criança de 4 anos morre em MG com suspeita de raiva humana

Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado no Brasil

Paciente é de São Paulo e esteve na Espanha recentemente

Thamirys Andrade - 08/06/2022 15h48 | atualizado em 08/06/2022 16h13

Vírus da varíola Foto: Pixabay

A Prefeitura de São Paulo confirmou, nesta quarta-feira (8), o primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil. O paciente em questão tem 41 anos e voltou de viagem da Espanha recentemente. Segundo informações do portal G1, ele se encontra em isolamento no Hospital Emílio Ribas.

A gestão municipal ainda informou que há um caso suspeito. Trata-se de uma mulher de 26 anos, que está sob monitoramento. Segundo nota divulgada, nesta terça (7), a paciente passa bem e seus familiares também estão sendo acompanhados.

Ao todo, há sete casos suspeitos da doença sendo apurados no Brasil. Os pacientes encontram-se nos estados de Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo. Eles estão em quarentena e tratamento para sua recuperação.

Segundo informou a OMS nesta quarta, a organização registrou mais de mil casos da doença ao redor do mundo. Os pacientes se encontram em cerca de 30 países fora da África.

– Os casos reportados são, em sua maioria, mas não somente, entre homens que fazem sexo com homens. Alguns países estão começando a reportar casos de aparente transmissão comunitária, incluindo casos em mulheres. Esse aparecimento repentino e inesperado da varíola dos macacos em vários países não endêmicos sugere que, provavelmente, está acontecendo uma transmissão não detectada há algum tempo – declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Adhanom também alertou que todas as pessoas estão suscetíveis e governos devem trabalhar para evitar o estigma contra um grupo específico.

Leia também1 EUA alertam sobre possíveis ataques nos próximos meses
2 Boris Johnson ganha voto de confiança e fica no cargo
3 Twitter diz que coopera com Musk para fechar transação
4 EUA deixarão Cuba, Nicarágua e Venezuela fora de cúpula
5 Bolívia diz estar atravessando 5ª onda da pandemia de Covid

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.