Leia também:
X DF: Mulher com suspeita de Covid-19 está em estado grave

Por que coronavírus antecipou vacinação contra a gripe?

Confirmação dos casos no Brasil fez Ministério da Saúde estender imunização

Ana Luiza Menezes - 07/03/2020 16h01 | atualizado em 07/03/2020 16h07

Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta Foto: Agência Brasil/Wilson Dias

A chegada do Covid-19 no Brasil, com quatro casos já confirmados, fez o Ministério da Saúde antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A imunização contra vírus influenza irá começar no dia 23 de março.

Normalmente, a campanha começa na segunda quinzena de abril. Segundo a pasta, a vacinação deve começar pelas gestantes, crianças de até seis anos, mulheres com até 45 dias após o parto e idosos, grupos historicamente mais vulneráveis à doença.

Mas se a vacina não é eficaz contra o novo coronavírus, por que a epidemia antecipou a campanha? De acordo com o ministro Luiz Henrique Mandetta, o objetivo é diminuir os casos que podem levantar suspeitas nos postos de saúde.

– As influenzas A e B são mais comuns que o coronavírus e a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe diminui a situação endêmica dos vírus respiratórios no país, por isso é tão importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha procurem uma unidade de saúde – declarou ele, no último dia 28.

Como os sintomas são bastante semelhantes (tosse seca, febre e comprometimento de vias respiratórias), os pacientes podem achar que estão com Covid-19 quando, na verdade, estão gripados. Além disso, o novo coronavírus é mais prejudicial a pessoas que estão com a imunidade comprometida, sendo a vacinação uma prevenção importante.

Leia também1 DF: Mulher com suspeita de Covid-19 está em estado grave
2 Secretaria de Saúde confirma 2º caso de Covid-19 no RJ
3 Coronavírus faz escola de elite fechar em São Paulo
4 Ministro recomenda home office para evitar coronavírus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.