Leia também:
X Autoridades acham material médico infectado com HIV

Pesquisadores alertam sobre risco de fluorose dental

Excesso de escovação dos dentes pode causar manchas

Ana Luiza Menezes - 08/02/2019 08h00 | atualizado em 08/02/2019 17h35

Especialistas alertam contra a escovação excessiva dos dentes Foto: Pixabay

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que 40% das crianças usam mais pasta de dente do que deveriam. Embora seja correto e saudável escovar os dentes, é necessário ficar alerta para que o hábito não se torne excessivo.

Assim como não escovar os dentes causa preocupação nos especialistas, o uso descontrolado do flúor contido nas pastas também pode ser prejudicial. Por isso, também é importante que os pais controlem a quantidade do creme aplicado nas cerdas das escovas.

Pesquisadores americanos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) concluíram em um estudo que as crianças dos EUA estão usando uma quantidade de creme dental maior do que o necessário. Eles ouviram pais de mais de 5 mil crianças, de 3 a 15 anos, e concluíram que uma boa parte praticamente enche a escova de pasta, o que não é recomendável.

Se não escovar causa cáries, a pasta em grande quantidade pode acarretar em uma fluorose dental, que consiste em uma grande concentração de flúor no esmalte dos dentes. Segundo Mary Hayes, odontopediatra de Chicago, esse excesso quando os dentes ainda estão se formando pode causar manchas brancas em um ou mais dentes.

Bebês podem ter os dentes higienizados duas vezes ao dia, com a medida da pasta equivalente a um grão de arroz. Já de 3 a 6 anos, a quantidade do creme deve ter o tamanho de uma ervilha.

Leia também1 Autoridades acham material médico infectado com HIV
2 Idoso faz cirurgia para tratar nariz que "assustava netos"
3 Crianças sem cicatriz da BCG não precisam de revacina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.