Leia também:
X Rio tem 2ª morte de infectado por varíola dos macacos

Outubro Rosa: Câncer pode provocar problemas psíquicos

"Pacientes nesta condição podem expressar sentimentos negativos", explicou a psicóloga Maria Rafart

Pleno.News - 05/10/2022 14h08 | atualizado em 05/10/2022 14h33

Psicóloga Maria Rafart Foto: Divulgação

O diagnóstico positivo para câncer de mama carrega uma série de repercussões no aspecto psicológico da mulher. De início pode haver, inclusive, negação, o que segundo especialistas, é um mecanismo de defesa do cérebro para processar notícias negativas.

O momento delicado pode servir de gatilho para o surgimento e o desenvolvimento de sofrimentos psíquicos, como a ansiedade e a depressão.

– As perdas são muitas, desde as questões que permeiam o medo de morrer, até as questões estéticas, como a eventual queda de cabelo decorrente da quimioterapia, passando pelo aspecto pós-cirúrgico das mamas. Os seios são uma região extremamente erotizada no imaginário comum. A consequente perda de sua aparência dita “normal” pode desencadear um golpe na autoestima da mulher em tratamento contra o câncer de mama – disse a psicóloga Maria Rafart.

A especialista ressaltou ainda que a mama pode ter um significado muito importante na formação da própria identidade de uma mulher.

– Pacientes nesta condição podem expressar sentimentos negativos, como raiva, medo e muita preocupação. O apoio dos familiares e amigos, e o correto entendimento do contexto por parte deles, pode ser muito benéfico. Tecer uma verdadeira rede de proteção e auxílio, além de terapia, podem ser excelentes coadjuvantes para superar com êxito as agruras de um momento tão difícil – explicou a psicóloga.

Leia também1 Rio tem 2ª morte de infectado por varíola dos macacos
2 Cérebro de “superidosos” tem “superneurônios”, diz estudo
3 Plano de saúde: Bolsonaro assina PL que amplia tratamentos
4 Em entrevista, Joe Biden afirma que a pandemia acabou
5 Substância que matou cães pode estar em alimentos de humanos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.