Leia também:
X STF retoma julgamento sobre doação de sangue por gays

OMS declara oficialmente pandemia de coronavírus

Entidade afirmou que os cuidados contra a doença continuarão da mesma forma que estão sendo feitos

Paulo Moura - 11/03/2020 13h49 | atualizado em 11/03/2020 13h51

OMS declarou novo coronavírus como pandemia Foto: EFE/EPA/Sedat Suna

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (11), de forma oficial, que o novo coronavírus é um caso de pandemia. Segundo a organização, o número de infectados, mortos e países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

Somente nas últimas duas semanas, o número de casos da Covid-19 fora da China aumentou 13 vezes e a quantidade de países com infectados triplicou. Apesar do cenário negativo, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que o termo pandemia não pode ser usado de forma descuidada ou pode causar um medo coletivo.

– Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leviana ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários – destacou.

Ghebreyesus fez questão de destacar que, apesar do anúncio, os cuidados que a organização e os países estão tomando contra a doença não vão mudar.

– A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse vírus. Isso não muda o que a OMS está fazendo, nem o que os países devem fazer – afirmou.

O balanço mais recente divulgado pela entidade sobre a doença apontou que há mais de 118 mil casos da Covid-19 em 114 países e 4.291 pessoas morreram.

Leia também1 China: Novo método promete detectar Covid-19 mais rápido
2 Previsão do PIB é reduzida por conta do novo coronavírus
3 Secretária de Saúde britânica é diagnosticada com Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.