Leia também:
X Brasil mostra tendência de baixa nos casos de coronavírus

OMS anuncia que poliomielite foi erradicada da África

Vírus causa a paralisia infantil

Pleno.News - 25/08/2020 17h00 | atualizado em 25/08/2020 17h12

OMS anuncia que poliomielite foi erradicada da África Foto: Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta terça-feira (25) que toda a área monitorada na África está livre do poliovírus selvagem, causador da poliomielite (paralisia infantil), quatro anos após a identificação do último caso, no Nordeste da Nigéria.

– Celebramos hoje outro triunfo da saúde pública: a erradicação do poliovírus selvagem na África. Uma conquista incrível e um aguardado motivo de comemoração – afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, em reunião virtual de ministros da Saúde africanos.

Adhanom e a diretora africana da OMS, Matshidiso Moeti, farão nesta tarde o anúncio oficial da certificação “livre de vírus” para toda a região africana monitorada pela entidade.

– É um grande marco para a África. Representa a segunda erradicação de um vírus no continente desde a varíola, há 40 anos. Agora, as futuras gerações de crianças africanas podem viver livres do poliovírus selvagem – disse Moeti.

O último surto de poliomielite na Nigéria – e em toda a área africana monitorada – foi declarado em 2016, no Nordeste do país.

– Graças ao trabalho incansável dos governos, aos doadores, aos profissionais da saúde de primeira linha e às comunidades, até 1,8 milhão de crianças foram salvas de uma paralisia pelo resto da vida – comunicou a OMS.

O anúncio deixa a região do Mediterrâneo Oriental como a única com casos da doença em todo o mundo.

A poliomielite é uma doença infecciosa causada por um vírus e não tem cura. Os sintomas incluem febre, fadiga, enjoo, dor de cabeça e pode causar paralisia nas extremidades em alguns casos.

*Com informações da EFE

Leia também1 "Estou curado", revela Antonio Banderas após superar a Covid
2 Brasil mostra tendência de baixa nos casos de coronavírus
3 Holanda e Bélgica têm casos de reinfecção por coronavírus
4 SUS oferece cirurgia de tireoide que não deixa cicatriz
5 Com Covid, Flávio Bolsonaro se trata com cloroquina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.