Leia também:
X São Paulo pode ter o 3º caso confirmado de coronavírus

Ministério da Saúde confirma 4° caso positivo de Covid-19

Paciente é uma estudante de 13 anos que esteve na Itália

Pleno.News - 05/03/2020 12h00

O resultado do teste de contraprova de uma adolescente que vive em São Paulo deu positivo para o novo coronavírus, informou nesta quinta-feira (5) o Ministério da Saúde. Com isso, o Brasil já soma quatro casos confirmados da doença Covid-19.

Inicialmente, o ministério havia informado que o registro não entraria na lista de confirmados por não se enquadra na definição de caso de Covid-19. O motivo era o fato da adolescente não ter apresentado sintomas. Após reunião com especialistas nesta quinta-feira, a pasta mudou a decisão e decidiu classificar o registro como confirmado.

A avaliação ocorreu devido a quatro pontos: o fato de ter dado exame positivo para o vírus, o histórico de viagem da adolescente a uma área de alta transmissão, o uso de medicamentos que podem ter escondido sintomas, como febre e a possibilidade de que a adolescente ainda tenha sintomas.

Em nota, o ministério diz que estuda uma infecção assintomática pelo coronavírus. A pasta qualifica a situação como atípica. A previsão é que sejam feitas agora outras análises para observar carga viral e potencial de transmissão e se houve supressão de sintomas por uso de medicamentos.

O caso era analisado desde quarta-feira (4), quando resultado de um primeiro exame feito pela adolescente na rede privada deu positivo para o novo coronavírus. Trata-se de uma estudante de 13 anos que esteve na Itália. Lá, ela esteve em Milão e depois na região de Dolomitas, onde ficou internada em um hospital por causa de uma lesão no joelho.

O retorno ao Brasil ocorreu no domingo (1º). Na terça-feira (3), ela esteve no hospital Beneficência Portuguesa, onde coletou amostras para exames, que deram positivo. Teste de contraprova feito pelo Instituto Adolfo Lutz confirmou a análise.

A adolescente, porém, não teve sintomas desde que chegou ao país. Segundo equipes do Ministério da Saúde, a probabilidade é que ela tenha feito o teste por ter estado internada em um área onde há transmissão do novo vírus e para possíveis novos procedimentos médicos.

A pasta diz que irá avaliar se um eventual medicamento usado para tratamento da lesão no joelho pode ter levado a estudante a não ter sintomas. O histórico dos familiares que a acompanharam na viagem também deve ser analisado. Adolescente e contatos são monitorados, diz o ministério.

Atualmente, não há recomendação para que casos sem sintomas sejam testados para o novo vírus. Nesta quarta, ao ser questionado sobre o caso, ainda em investigação naquele momento, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, negou mudanças na orientação atual da pasta.

– Do ponto de vista da saúde pública, não vamos fazer exame de todo mundo para, numa loteria esportiva, saber se alguém teve o vírus – disse ele, para quem a medida seria ineficaz na contenção do vírus.

Ainda na quarta, o Ministério da Saúde confirmou o terceiro caso de Covid-19 no Brasil. O paciente é um homem de 46 anos nascido na Colômbia, mas que vive em São Paulo e fez viagens recentes à Espanha, Itália, Áustria e Alemanha. Ele foi atendido no hospital Albert Einstein e teve o caso confirmado em exames. Em seguida, foi encaminhado para isolamento domiciliar.

*Folhapress

Leia também1 Local onde Jesus nasceu fecha por causa do coronavírus
2 Mortes por novo coronavírus na China chegam a 3 mil
3 "Economia está acelerando levemente", avalia Guedes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.