Leia também:
X Ex-gestora do PNI diz não crer na aplicação de vacinas vencidas

Vacina contra gripe é ampliada a todos acima de 6 meses de idade

Recomendação a estados e municípios é que toda a população a partir dos 6 meses de idade seja vacinada

Paulo Moura - 04/07/2021 12h11 | atualizado em 05/07/2021 12h55

Vacinação contra gripe foi ampliada pelo Ministério da Saúde Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O Ministério da Saúde orientou, no sábado (3), que estados e municípios ampliem a campanha de vacinação contra a gripe. A partir de agora, a recomendação é que passe a ser vacinada contra a doença toda a população a partir dos seis meses de idade. Ficará a cargo de cada secretaria de saúde decidir a melhor maneira de ampliar a imunização.

A campanha de imunização contra a gripe tem mais de 80 milhões de doses de vacinas Influenza produzidas pelo Instituto Butantan, segundo o Ministério da Saúde. Até agora, 34,2 milhões de pessoas estão imunizadas, o que representa cerca de 42% dos grupos prioritários.

Como existem doses em estoque em todos os municípios, o ministério recomendou que seja ampliada a vacinação a partir dos seis meses de idade e que a campanha seja prorrogada enquanto existir doses. A orientação para as pessoas, porém, é procurar primeiro a vacina contra a Covid-19 e só depois de 14 dias se imunizar contra a gripe.

Até sábado, mais de 27 milhões de pessoas já haviam sido vacinadas com a segunda dose ou a dose única da vacina contra a Covid. Os médicos lembram, porém, que a gripe pode dificultar o diagnóstico da Covid-19 e pressionar ainda mais o sistema de saúde se a maior parte da população não se imunizar contra a doença.

– Nós vamos precisar internar esses pacientes, quer numa enfermaria, quer numa Unidade de Terapia Intensiva, e nós já vamos encontrar o sistema de saúde lotado de pacientes com Covid – destaca a infectologista Christiane Kobal, diretora da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Leia também1 Papa Francisco é internado, em Roma, para cirurgia no intestino
2 Vacinação contra a Covid trava nos EUA, mas mortes caem 93%
3 Ex-gestora do PNI diz não crer na aplicação de vacinas vencidas
4 Grupo do PSDB é agredido por militantes do PCO durante ato
5 Queda de avião militar em ilha nas Filipinas mata 31 pessoas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.