Leia também:
X Jovem fica cego por só comer batata frita, pão e Pringles

Microcefalia: Bactéria na água pode ter agravado surto

Estudo apontou que zika pode não ser única responsável pelo aumento de casos

Paulo Moura - 04/09/2019 11h46 | atualizado em 04/09/2019 11h47

Bactéria pode ter contribuído para aumento de casos de microcefalia Foto: Agência Brasil/Sumaia Villela

Um grupo de pesquisadores brasileiros realizou um novo estudo sobre as causas da microcefalia, e concluiu que o vírus da zika pode não ter sido o único responsável pelo surto da condição neurológica no país. Uma bactéria presente na água pode ter contribuído para o aumento dos casos de má-formação em 2015.

No estudo, os especialistas descobriram que a cianobactéria Raphidiopsis raciborskii é encontrada geralmente em reservatórios de água e se proliferam mais no período de estiagem. A bactéria em questão libera uma toxina chamada saxitoxina (STX) que acelera a morte das células neuronais quando são expostas à infecção pelo vírus zika. Desta forma, ela gera malformações congênitas mais severas.

Para realizar os testes, os profissionais fizeram experimentos em camundongas grávidas e em minicérebros humanos. Em ambos os casos, a presença de STX associada ao zika acelerou em mais de duas vezes a destruição de células do cérebro.

O estudo também descobriu que a prevalência da bactéria, e da toxina produzida por ela, era significativamente maior nos reservatórios de água do Nordeste do que em outras regiões. O achado ajudaria a explicar por que estados nordestinos foram os mais afetados. Do total de casos de síndrome congênita de zika no País, de 2015 a 2018, 63% foram no Nordeste.

Leia também1 Jovem fica cego por só comer batata frita, pão e Pringles
2 Vacinas e câncer estão entre fake news mais comuns
3 Atriz desabafa: 'Não há cura para leucemia que tenho'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.