Leia também:
X Datena critica Doria: “Não segue ciência nenhuma”

Médicos falam sobre falhas no cabelo de Lucas Penteado

Dermatologistas forneceram informações sobre alopecia

Ana Luiza Menezes - 02/02/2021 21h51 | atualizado em 03/02/2021 09h30

Ator Lucas Penteado, participante do BBB21 Foto: Reprodução/TV Globo

Por causa das falhas que o ator Lucas Penteado apresenta no cabelo, muitas pessoas têm feito perguntas a profissionais de saúde. O dermatologista Daniel Coimbra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), disse à revista Marie Claire que o participante do BBB21 sofre de alopecia.

Alopecia ocorre quando há uma diminuição dos folículos pilosos no couro cabeludo ou em outras partes do corpo. Segundo a SBD, o problema pode ser desencadeado ou agravado por fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos.

Em seu perfil no Instagram, a dermatologista Katleen da Cruz Conceição também falou sobre o caso de Lucas. Ela disse que recebeu muitas mensagens de pessoas que queriam saber sobre as “falhas no couro cabeludo” do ator.

– Muitas pessoas têm me enviado direct, me perguntando sobre as “falhas no couro cabeludo” do participante do BBB21 Lucas Penteado – disse a Dra Katleen.

Na publicação, a médica procurou tirar dívidas dos seguidores.

– As alopecias são comuns na pele negra, como a alopeecia de tração, alopeecia fibrosante frontal , alopecia central centrifuga cicatricial, foliculite dissecante (pode evoluir com alopecia) e a alopecia areata (comum em todos os tipos de pele). Essa última, alopecia areata, é a que me parece acometer o BBB (não estou afirmando, pois a avaliação presencial seria importante) – destacou ela.

Em seguida, a Dra. Katleen da Cruz Conceição continuou a fornecer informações sobre alopecia areata.

– Alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo. Diversos fatores estão envolvidos no seu desenvolvimento, como a genética e a participação autoimune. Os fios começam a cair, resultando mais frequentemente em falhas circulares sem pelos ou cabelos. A extensão dessa perda varia, sendo que, em alguns casos, poucas regiões são afetadas. Em outros, a perda de cabelo pode ser maior. Há casos raros de alopecia areata total nos quais o paciente perde todo o cabelo da cabeça, ou de alopecia areata universal, na qual caem os pelos de todo o corpo. Não é contagiosa – explicou.

A médica apontou fatores que podem desencadear ou agravar o quadro.

– Fatores emocionais, traumas físicos, quadros infecciosos desencadeiam ou agravam o quadro. Evolução não é previsível. O cabelo sempre pode crescer novamente, mesmo que haja perda total. Isto ocorre porque a doença não destrói os folículos pilosos, apenas os mantêm inativos pela inflamação. Novos surtos podem ocorrer. Cada caso é único. Estudos sugerem que cerca de 5% dos pacientes perdem todos os pelos do corpo.

O post da médica também esclareceu dúvidas sobre sintomas e tratamentos.

– [A alopecia] Não possui nenhum outro sintoma além da perda brusca de cabelos, com áreas arredondadas, únicas ou múltiplas, sem demais alterações. A pele é lisa e brilhante, e os pelos ao redor da placa saem facilmente se forem puxados. Os cabelos, quando renascem, podem ser brancos, adquirindo posteriormente sua coloração normal. A forma mais comum é uma placa única, arredondada, que ocorre geralmente no couro cabeludo e [na] barba, conhecida popularmente como pelada. Tratamentos clínicos estimulam o folículo a produzir cabelo novamente e precisam continuar até que a doença desapareça, além de [ser recomendado] um acompanhamento psicológico.

Publicação da Dra. Katleen da Cruz Conceição Foto: Reprodução

Leia também1 Big Brother: Participante é expulso após saudação nazista
2 Justiça nega pedido de Thelma para excluir posts de Eduardo
3 Karol Conká é acusada de xenofobia após criticar Juliette
4 Saiba quem são os famosos que sofrem com doenças incuráveis
5 Vacina: Orlando Drummond e Nelson Sargento são imunizados

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.