Leia também:
X Israel começa a aplicar 3ª dose da Pfizer para conter variante Delta

Médicos apontam aumento da miopia durante a pandemia

Pesquisa com especialistas aponta piora justamente no período em que aumentou o uso de telas

Paulo Moura - 02/08/2021 14h41 | atualizado em 02/08/2021 14h48

Miopia piorou durante a pandemia de Covid-19 Foto: Pixabay

Um levantamento realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) identificou uma piora da miopia em crianças durante a pandemia de Covid-19. Sete em cada dez médicos entrevistados pelo estudo indicaram ter percebido o problema entre pacientes, enquanto outros três não verificaram tal quadro.

A pesquisa entrevistou 295 médicos oftalmologistas com diversas subespecialidades, como pediatria, córnea, catarata, glaucoma e retina. O estudo foi realizado em abril e junho deste ano. Entre os que verificaram aumento dos graus de miopia, 6% apontaram o problema em 75% dos pacientes, 27% relataram a situação em 50% dos pacientes e 67% registraram o quadro em cerca de 25%.

Do total de profissionais ouvidos, 75,6% avaliaram que o uso de diversos dispositivos eletrônicos pode agravar o quadro de miopia. Outros 22% entenderam que esse fator pode influenciar, mas apenas com uso de tablets e celulares.

Praticamente um consenso entre os médicos que participaram da pesquisa (98,6%), a redução do tempo gasto em telas de aparelhos como celular, televisão e videogames foi apontada como uma forma de ajudar crianças míopes. Seis em cada dez médicos entrevistados defenderam as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) sobre o tema.

De acordo com a SBP, a orientação é de que seja evitada a exposição de menores de dois anos a telas, mesmo que passivamente. Para crianças entre dois e cinco anos, o limite deve ser de uma hora de tela, com supervisão. Para a faixa entre seis e dez anos, o tempo não deve ser superior a duas horas, também com supervisão.

Quase a totalidade dos médicos consultados (96,3%) também respondeu que considera o aumento de atividades fora de casa como um fator que pode contribuir para reduzir os graus de miopia em crianças. Quanto ao tempo ideal em atividades externas, a maioria (43,2%) indicou ao menos duas horas por dia; 31%, ao menos uma hora diária; e 10%, ao menos quatro horas.

Leia também1 Perícia conclui que ossada não é dos três meninos desaparecidos
2 18 ex-presidentes do TSE enviam nota rechaçando voto auditável
3 Ministro das Comunicações fará pronunciamento nesta noite
4 Após matar 2 maridos, mulher executa 3° esposo e se suicida
5 Dono salva cachorro atacado por sucuri em São Paulo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.