Leia também:
X Família de Bolsonaro vai fazer exames para coronavírus

Mandetta sobre protestos: “Se você está resfriado, não vá”

Ministro da Saúde pediu à população que tome precauções contra o coronavírus

Henrique Gimenes - 12/03/2020 15h06 | atualizado em 12/03/2020 15h24

Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta Foto: MS/Erasmo Salomão

Nesta quinta-feira (12), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, falou sobre as manifestações marcadas para os próximos dias. Ele pediu às pessoas que, caso apresentem sintomas de resfriado, não compareçam aos eventos.

A declaração ocorre após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar a pandemia de coronavírus e o número de casos confirmados da doença no Brasil ter um aumento considerável.

Há manifestações marcadas em defesa do governo para o próximo domingo (15). Ao comentar sobre o risco de transmissão da doença, Mandetta pediu que as pessoas tomem precauções.

– O Ministério da Saúde não manda em ninguém. O Brasil segue funcionando, as pessoas seguem andando em ônibus, por exemplo. Mas, o meu conselho é: se você está resfriado, não vá. Se for, busque não ficar em aglomerações, lave as mãos e use álcool em gel. Ontem o Maracanã recebeu 63 mil pessoas. Não deve ter sido uma entrada distanciada, seguindo os protocolos. Nós precisamos seguir as orientações – apontou.

Durante um evento no Rio de Janeiro nesta quinta, o ministro também disse que sua Pasta está adotando as medidas cabíveis contra a doença. Ele ainda explicou que o Brasil receberá 20 milhões de máscaras cirúrgicas para ajudar a evitar a disseminação do coronavírus.

– Nós precisamos nos pautar por evidências científicas. As medidas que estão ao alcance do ministério da saúde já estão sendo feitas. Estamos conversando, colocando insumos, trazendo equipamentos. Semana que vem a gente espera a chegada de 20 milhões de máscaras. Conversando com o embaixador da China para retomar a produção de EPI [equipamentos de proteção individual]. O EPI está apertado, o mundo mais rico comprou, estocou. Agora que está entrando no nosso inverno – destacou.

Leia também1 Família de Bolsonaro vai fazer exames para coronavírus
2 EUA pedem informações sobre saúde de Fábio Wajngarten
3 Wajngarten, que viajou com Bolsonaro, está com Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.