Jogo de celular pode ajudar pacientes com demência
Game Show foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Cambridge
Jade Nunes - 14/07/2017 14h42 | atualizado em 14/07/2017 15h00

Pesquisadores da Universidade de Cambridge desenvolveram um jogo para celular que pode ajudar pacientes com demência. O estudo foi publicado no periódico “The International Journal of Neuropsychopharmacology”. Mas o Game Show, como o jogo foi nomeado, só é capaz de ajudar pacientes que ainda estão no estágio inicial da doença.
Ao jogar, a meta é coletar o máximo possível de moedas douradas. Conforme as fases vão passando, eles são desafiados a associar diferentes padrões geométricos com suas formas respectivas. As respostas corretas geram moedas. O jogo continua até o final ou até que o jogador erre seis vezes.
Após os resultados, foi possível observar que os pacientes que jogaram tiveram em média 30% menos erros, precisaram de menos tentativas e melhoraram a pontuação em cerca de 40% em um teste de memória episódica. Esse tipo de memória é importante para atividades do dia a dia como, por exemplo, lembrar onde guardou a chave de casa. É possível encontrar o jogo na App Store e Google Play, no aplicativo Peak.